Fifa divulga pôster oficial da Copa do Mundo de 2014

Fifa divulga pôster oficial da Copa do Mundo de 2014

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:08

 

Foi divulgado nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o pôster oficial da  Copa do Mundo de 2014. A imagem é um mapa estilizado do Brasil, com os contornos definidos por desenhos de duas pernas disputando uma bola, além de imagens da fauna e da flora brasileira.

O pôster deveria ter sido divulgado na última segunda-feira (quando faltavam 500 dias para a Copa), ocasião em que haveria uma série de festividades em Brasília. Com a tragédia ocorrida na boate de Santa Maria (RS) na madrugada de sábado para domingo, porém, o evento foi adiado.

O cartaz foi criado pela agência brasileira Crama, que venceu outras duas concorrentes. A escolha foi feita por uma comissão de notáveis formada pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), José Maria Marin, pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, pelos ex-jogadores e membros do COL Bebeto e Ronaldo, e pelo artista plástico Romero Britto.

Em comunicado oficial divulgado à imprensa, a Fifa  explicou o conceito do pôster: "A criação retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção. O conceito criativo por trás do cartaz – "Todo um país a serviço do futebol – Brasil e futebol, uma identidade compartilhada" – foi o que inspirou a Crama a pensar no desenho vencedor. Isso fica evidente em toda a peça, principalmente no detalhe das pernas dos jogadores disputando a bola e revelando ao mesmo tempo o mapa do Brasil", afirmou a entidade.

Cartazes das Copas do Mundo

 
 
 
 
 
Foto 20 de 21 - Cartaz oficial da Copa do Mundo de 2014, no Brasil Júlio César Guimarães/UOL

Durante a solenidade de divulgação do cartaz oficial, Marin afirmou que o país o Brasil entregou à Fifa uma lista de 70 centros de treinamentos à disposição das seleções que disputarão a Copa.

Também durante a entrevista, foi anunciado um grupo de seis personalidades do futebol brasileiro que passam a ser embaixadores da Copa do Mundo de 2014: a jogadora Marta, cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo, o ex-jogador Ronaldo, atual membro do COL, o ex-atacante Bebeto, também membro do COL, o ex-zagueiro Carlos Alberto Torres, capitão da seleção de 1970, Amarildo da seleção de 1962, e Mário Jorge Lobo Zagallo.   

Pôsteres das cidades-sede

Em novembro do ano passado, foram divulgados os pôsteres oficiais de cada uma das 12 cidades-sede. Destacando principalmente pontos turísticos e a natureza de alguns desses locais, as imagens tem como intenção promover o evento no país e no mundo.

Entre os pôsteres, sempre com desenhos cheios de cores, há menções à Avenida Paulista no de São Paulo e ao Elevador Lacerda no de Salvador, por exemplo. Cidades como Fortaleza, com suas praias, e Manaus, devido à Floresta Amazônica, ganharam imagens mais ligadas aos aspectos naturais.

Fifa divulga os pôsteres das cidades-sedes da Copa

 
 
 
 
 
Foto 12 de 12 - Pôster oficial de São Paulo na Copa de 2014 Mais Fifa/Divulgação

Vinícius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/01/30/fifa-divulga-poster-oficial-da-copa-do-mundo-de-2014.htm

Siga-nos

Mais do Guiame