Mano Menezes diz que polêmica com Muricy de 2009 estava entalada

Mano Menezes diz que polêmica com Muricy de 2009 estava entalada

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:02
mano_menezes
O assunto estava entalado na garganta. E quem confessou foi o próprio técnico Mano Menezes no “Bem, Amigos” desta segunda-feira, a respeito da polêmica envolvendo o São Paulo na penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. O comandante do Corinthians disse que sabia exatamente o que dizia ao citar um possível corpo mole do São Paulo no jogo com o Ituano, e relembrou episódio semelhante em 2009, quando sofreu a mesma acusação em jogo do Brasileiro. Mano ainda vê perseguição ao Corinthians, propõe debate sobre o assunto e diz que agora está no “zero a zero”.
 
- Da mesma forma eles (no São Paulo) insinuaram em 2009 da gente e não gostei, aquilo estava trancado no meu pescoço, e uma hora tinha que resolver isso. Achei que era esse o momento. Ou todo mundo é honesto ou todo mundo não é. Para mim está zero a zero. Você não pode achar que um lado está sempre errado e o outro lado sempre certo, porque em 2009 estávamos do outro lado e estávamos errados, e nesse ano estamos do lado de cá e também estamos errados? Me senti na responsabilidade de abordar (o assunto), mesmo sabendo do desgaste e das consequências.
Na segunda-feira após o jogo, Muricy Ramalho participou do “Bem, Amigos!” e não escondeu sua insatisfação com o companheiro de profissão, frisando sua honestidade. Mano Menezes deu razão à defesa feita pelo técnico do São Paulo, mas lembrou que o mesmo aconteceu com ele, e também reafirmou sua honestidade.
- O que o Muricy fez como comandante de um grupo é o que eu faria se ele tivesse falado a mesma coisa, eu ia para linha de frente defender o meu grupo, porque ele é um grande comandante e é isso que ele foi fazer. Não nos falamos, mas abordei a questão publicamente, porque havia dado uma entrevista pública. Não acho correto dar uma entrevista falando o que falei e depois pegar o telefone e ligar para ele. Ele sabe o que penso dele, e que não falei sobre a honestidade dele. Sabe que isso está acima de qualquer coisa, mas a minha (honestidade) também está, e em 2009 também tive que aguentar as mesmas coisas.
No mesmo dia, o Corinthians empatou com a Penapolense, enquanto o São Paulo perdeu por 1 a 0 para o Ituano, no Morumbi. A combinação de resultados provocou a eliminação precoce do time alvinegro. Ao fim do jogo, Mano Menezes disse não ter dúvidas sobre o que havia ocorrido no jogo do rival, em que a torcida pedia para a equipe tricolor perder. O técnico explica que a declaração foi pensada.
 
- Quando termina um jogo como aquele, você fica alguns minutos dentro do vestiário, fala com seus assessores de imprensa e não vai para uma entrevista coletiva sem ter se preparado para ela, e quando alguém fala o que falei tem a noção exata das consequências. Talvez tenha a noção clara porque sei exatamente o que falei na íntegra. Vocês têm acesso somente a uma parte. Quando inicio uma entrevista dizendo “quero deixar bem claro que a responsabilidade pela não classificação do Corinthians é nossa”, e no outro dia muitos dizem que o Corinthians está transferindo a responsabilidade para o São Paulo é sinal de que aquilo que você falou não saiu na íntegra. Me fizeram a seguinte pergunta: você tem dúvida do que aconteceu no jogo do São Paulo com o Ituano? Respondi: penso que você tem dúvida, eu tenho certeza. Sei o que aconteceu e já falei claramente: não acho que houve nenhum tipo de desonestidade, apenas penso que não houve a mesma vontade para ganhar o jogo se fosse decisivo.
Mano Menezes não esconde que a relação com o São Paulo não é boa desde as insinuações do lado tricolor, em 2009. O time do Morumbi dependia de uma vitória do Corinthians contra o Flamengo para se manter na liderança do Brasileiro daquele ano, mas a vitória ficou com a equipe rubro-negra na partida em Campinas. O treinador vê um peso e duas medidas entre os rivais.
 
- As pessoas pensam que no futebol tem uns que sempre são anjinhos e outros que sempre são vilões. E não é assim, não tem um lado que é sempre bonzinho e outro lado que é sempre errado. E aqui em São Paulo está estranho, quando o Corinthians faz alguma coisa sempre se parte da premissa que está errado, e pelos últimos anos sempre que o São Paulo faz alguma coisa está sempre certo, e não é assim o futebol. Entendi que naquele momento não poderia perder a oportunidade de tratar aquele assunto, que não está bem colocado. Na semana que antecedeu o jogo nos esquivamos no Corinthians de responder o que achávamos que ia acontecer no jogo do São Paulo com o Ituano. Se a imprensa tinha essa preocupação de abordar isso durante uma semana, nesse nível, é porque não está bem colocado e precisamos resolver isso.
O Corinthians ficou fora das quartas de final do Campeonato Paulista, e agora volta as atenções para a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso do time de Mano Menezes é apenas no dia 20 de abril, contra o Atlético-MG, na estreia do Brasileirão.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições