Súmula de Grêmio x Santos recebe adendo, e Grêmio será denunciado por racismo na Arena

Fonte: Globoesporte.comAtualizado: sexta-feira, 29 de agosto de 2014 às 15:18
Aranha na partida contra o Grêmio, na Arena
Aranha na partida contra o Grêmio, na Arena

Não serão só os torcedores que manifestaram atos racistas contra o goleiro Aranha na Arena que poderão ser julgados. O Grêmio também será denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva  pelo incidente ocorrido na noite desta quinta-feira. O procurador do STJD, Paulo Schmitt, confirmou que o clube será denunciado por por infração ao art 243-G (e seus parágrafos) do CBJD. 

- As imagens já foram solicitadas e nelas é possível identificar nitidamente uma torcedora xingando o atleta e vários torcedores fazendo imitações de macaco. Não há dúvida quanto ao fato portanto e o clube será denunciado por infração ao art 243-G (e seus parágrafos) do CBJD - disse em contato com GloboEsporte.com.

 Schmitt também afirmou que recebeu por parte do árbitro Wilton Pereira Sampaio um adendo à súmula da partida, que inicialmente não havia mencionado os atos de racismo ao goleiro do Santos. Segundo ele, o novo texto chegou ao STJD na manhã desta quinta-feira.

Confira o adendo:

"Informo que ao chegar ao hotel, advindo do estádio, por volta das 23:50h, tive conhecimento através da imprensa que durante a partida existiram atos de racismo oriundos da torcida do Grêmio direcionados ao goleiro da equipe do Santos F.C., Sr. Mario Lúcio Duarte Costa, nº 1. Relato que aos 41 minutos do segundo tempo, durante uma paralisação do jogo, dois atletas que se encontravam no banco de reservas da equipe do Santos, nº 7, Sr. Robson de Souza e nº 10, Sr. Gabriel Barbosa Almeida, me relataram que o goleiro da sua equipe estava sendo vítima de atos de racismo, momento em que me dirigi até o referido atleta, o mesmo confirmou tal fato. Contudo, nenhum integrante da equipe de arbitragem ouviu ou presenciou tais atos. Após esta paralisação o jogo teve prosseguimento normal sem qualquer relato de outro atleta."

O artigo 243-G, citado pelo procurador, consiste em "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009)".
De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, caso seja condenado, o Grêmio pode ser punido com a "perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e, na reincidência, com a perda do dobro do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente; caso não haja atribuição de pontos pelo regulamento da competição, a entidade de prática desportiva será excluída da competição, torneio ou equivalente".
 
O ato de racismo partiu da arquibancada posicionada atrás da meta defendida pelo goleiro, e levou o camisa 1 do Peixe a paralisar a partida, aos 42 do segundo tempo, para reclamar a Wilton Pereira Sampaio. Apesar da denúncia, o árbitro não relatou o episódio na súmula do jogo. O canal ESPN flagrou uma torcedora gritando "macaco" em direção ao goleiro, atitude que gerou grande revolta nas redes sociais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições