MENU

Mundo

Agentes de Obama caem na noitada e recebem suspensão

Agentes de Obama caem na noitada e recebem suspensão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:02
obama
Três agentes do Serviço Secreto do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foram enviados de volta para seu país e suspensos temporariamente no último domingo (23) por curtirem uma "noitada" em Amsterdã, onde fariam a segurança do chefe de Estado quando este chegasse à Holanda na segunda-feira (24) para uma viagem pela Europa, informaram várias fontes na terça-feira (25).
 
O jornal americano "The Washington Post" disse que Ed Donovan, porta-voz do Serviço Secreto, confirmou que os três agentes foram enviados para casa e afastados administrativamente por razões disciplinares, enquanto o caso é investigado.
 
O incidente viola as novas regras que o Serviço Secreto, encarregado pela segurança presidencial, adotou após o escândalo de prostituição ocorrido em abril de 2012, durante a Cúpula das Américas em Cartagena das Índias, na Colômbia.
 
Naquele episódio, pelo menos 12 agentes levaram prostitutas aos seus quartos de hotel em Cartagena antes da visita de Obama por ocasião da Cúpula.
 
Esse fato despertou fortes críticas à cultura interna do Serviço Secreto, dominado por homens, que desde o ano passado e após o incidente é dirigido pela primeira vez por uma mulher, Julia Pierson.
 
Em Amsterdã, um dos agentes que deveria fazer a segurança do presidente foi encontrado embriagado e inconsciente no domingo de manhã em um dos corredores do hotel em que estava hospedado, relataram as fontes do Washington Post.
 
Os funcionários do hotel alertaram à Embaixada dos EUA no país, que por sua vez avisou a direção do Serviço Secreto, inclusive a diretora Julia Pierson.
 
As regras do Serviço Secreto estipulam que qualquer um de seus integrantes que estiver em uma viagem oficial está proibido de ingerir álcool nas dez horas anteriores ao deslocamento.
 
Os agentes em questão, se não tivesse ocorrido o incidente, teriam sido convocados para uma reunião prévia naquele mesmo domingo para preparar a segurança para a chegada de Obama no dia seguinte.
 
Os três agentes que foram temporariamente suspensos faziam parte do amplo pessoal de diferentes departamentos que garantem a segurança e acompanham o presidente americano em sua viagem europeia.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições