MENU

Mundo

EUA é acusado pela Rússia por ressuscitar a política da 'Cortina de Ferro'

Fonte: Globo.comAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:02
Bandeira dos EUA
Bandeira dos EUA

Bandeira dos EUAO governo dos Estados Unidos ressuscita a política da "Cortina de Ferro" aplicada durante a Guerra Fria, afirmou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, ao comentar as novas sanções anunciadas por Washington contra a transferência de determinada tecnologia à Rússia.


"Isto ataca nossas empresas e nossos setores de alta tecnologia", declarou Serguei Riabkov ao jornal digital "Gazeta.ru".


"É a volta do sistema criado em 1949, quando os países ocidentais abaixaram a Cortina de Ferro, cortando o fornecimento de alta tecnologia para a União Soviética e outros países", completou.
Os Estados Unidos congelaram ativos e proibiram a obtenção de vistos para sete cidadãos russos próximos ao presidente Vladimir Putin nesta segunda-feira e também impuseram sanções a 17 empresas ligadas a ele em represália pelas ações de Moscou na Ucrânia.


Entre os sancionados estão Igor Sechin, chefe da empresa de energia estatal Rosneft e o vice-primeiro-ministro, Dmitry Kozak.
Os Estados Unidos vão negar licenças de exportação de todos os itens de alta tecnologia que possam contribuir para a capacidade militar russa e vão revogar as licenças de exportação existentes que atendam a essas condições, informou a Casa Branca.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições