MENU

Mundo

França pediu mais explicações sobre espionagem

França pediu mais explicações sobre espionagem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:04
bandeira da frança
O chanceler francês Laurent Fabius voltou a apresentar ao secretário de Estado americano, John Kerry, um pedido de explicações sobre o programa de espionagem mundial dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, inclui ações na França.
 
O chefe da diplomacia francesa "reiterou" ao colega americano o "pedido de explicações sobre as inaceitáveis práticas de espionagem entre sócios, que devem cessar", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Romain Nadal.
 
O departamento de Relações Exteriores também falou igualmente sobre outros assuntos abordados na reunião, em particular a situação da Síria, antes da reunião de hoje em Londres do grupo 'Amigos da Síria'.
 
A reunião entre Fabius e Kerry aconteceu horas depois de o presidente americano, Barack Obama, ter telefonado para o chefe de Estado francês, François Hollande, para falar das novas revelações do jornal "Le Monde" sobre o programa de espionagem dos EUA que afetou à França.
 
No final da conversa, a Presidência francesa emitiu um comunicado afirmando que Hollande manifestou a Obama "sua profunda reprovação com essas práticas inaceitáveis entre aliados e amigos, porque atentam contra a vida privada dos cidadãos franceses".
 
Siga-nos

Mais do Guiame