MENU

Mundo

Na França, após 5 meses no cargo premiê renuncia

Fonte: Terra.comAtualizado: segunda-feira, 25 de agosto de 2014 às 12:12
O premiê francês desistiu do cargo após cinco meses no poder
O premiê francês desistiu do cargo após cinco meses no poder

O premiê francês, Manuel Valls, apresentou hoje a renúncia de seu governo, anunciou o presidente da França, François Hollande, que o encarregou da formação de um novo Executivo.

"Sua composição será anunciada amanhã", informou Hollande em um breve comunicado divulgado depois que este fim de semana os ministros de Economia e de Educação, Arnaud Montebourg e Benoît Hamon, respectivamente, criticaram publicamente a política do Executivo.

Hollande recebeu esta manhã o primeiro-ministro, que lhe apresentou a renúncia de seu governo, formado há cinco meses, após a histórica derrota dos socialistas nas eleições municipais de março passado.

"O chefe do Estado lhe pediu para constituir uma equipe em coerência com as orientações que ele mesmo definiu para nosso país", assinalou Hollande.

Pouco antes, Montebourg tinha assinalado na emissora "Europe 1" que não pensava em renunciar.

"Não me parece que se deixe de ser ministro pela simples razão de apresentar proposições a um debate justificado", disse Montebourg, assegurando que não considerava ter faltado com a "solidariedade governamental".

Em entrevista publicada este fim de semana em "Le Monde", o titular de Economia e Indústria tinha pedido ao governo que deixe em segundo plano a redução do déficit público.

Montebourg, que representa a ala de esquerda do Partido Socialista (PS), francês criticou abertamente as decisões da "direita alemã" que "impôs a toda Europa a política de austeridade" e pediu uma mudança de direção.

Em suas críticas lhe seguiu o ministro de Educação, que também pediu ao presidente francês que se separe da linha política da chanceler alemã, Angela Merkel.

"A Alemanha serve a seus interesses pessoais, não aos da Europa", declarou o titular de Educação.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições