MENU

Mundo

No Afeganistão, deslizamento de terra mata pelo menos 350 pessoas

No Afeganistão, deslizamento de terra mata pelo menos 350 pessoas

Fonte: GloboAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:02
Deslizamento de Terra
Deslizamento de Terra

deslizamento de terra Pelo menos 350 pessoas morreram na província de Badakhshan, no nordeste do Afeganistão, em um deslizamento de terra nesta sexta-feira (2) causado pelas fortes chuvas, anunciou a missão da Organização das Nações Unidas no país (Unama).


"De 350 a 400 casas foram destruídas no distrito de Argo, como resultado das fortes chuvas que provocaram deslizamentos de terra", disse Mohammad Baidaar, vice-governador da província montanhosa. O número de mortos poderá aumentar com o trabalho dos socorristas.


"Havia mais de 1.000 famílias morando no vilarejo. Um total de 2.100 pessoas --homens, mulheres e crianças-- está soterrado", disse à agência Reuters Naweed Forotan, porta-voz do governo de Badakhshan.


O deslizamento, que aconteceu após uma semana de chuva forte e num período de derretimento da neve, derrubou centenas de casas e danificou outras centenas, disse ele.
Moradores estavam tentando recuperar seus pertences após um deslizamento menor que atingiu o vilarejo. Ninguém ficou ferido no primeiro deslizamento, segundo autoridades, e o segundo aconteceu poucas horas depois.


O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, determinou o início imediato dos esforços de emergência, informou o governo em comunicado.
A Força Internacional da Otan no Afeganistão (Isaf) está trabalhando com o Exército afegão nas buscas por sobreviventes, informou a ONU.
Badakhshan é uma província remota do nordeste do Afeganistão, na fronteira com Tadjiquistão, China e Paquistão. "A informação que recebemos é que 600 famílias vivem no vilarejo de Aab Bareek, em Argo", indicou o chefe da Agência de Gestão de Situações de Crise, Mohammad Daim Kakar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições