MENU

Mundo

No México, Furacão 'Odile' atinge a região turística mexicana de Los Cabos

Hotéis serve de refúgio para 30 mil estrangeiros e 4 mil mexicanos. Tormenta tem ventos de até 205 km/h.

Fonte: Globo.comAtualizado: segunda-feira, 15 de setembro de 2014 às 11:54
Turistas estrangeiros e mexicanos se abrigam um resort em Los Cabos
Turistas estrangeiros e mexicanos se abrigam um resort em Los Cabos

O furacão Odile tocou a terra nesta segunda-feira (15) perto de Los Cabos, no México, onde milhares de turistas, a maioria estrangeiros, seguiram para hotéis habilitados como refúgios, ao mesmo tempo que moradores da região foram levados para abrigos.

Odile tocou a terra às 1h45 (horário de Brasília), 10 km ao leste de Los Cabos, com ventos de 205 km/h, o que deixa o fenômeno na categoria três da escala Saffir-Simpson, que vai até cinco, anunciou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

A força do furacão, que tem deslocamento de 28 km/h em sentido norte-noroeste, obrigou as autoridades a proteger 30.000 turistas - 26.000 estrangeiros e 4.000 mexicanos - em 18 hotéis da região certificados como refúgios, anunciou o diretor do Serviço de Proteção Civil, Luis Felipe Puente.

Para os moradores dos municípios de Los Cabos e La Paz, do estado de Baixa Califórnia Sul, em especial aqueles que vivem em áreas baixas ou de grande risco de deslizamentos, 164 abrigos foram preparados com capacidade para 30.000 pessoas.

Na madrugada desta segunda, pelo menos 6.000 moradores deixaram suas casas e seguiram para os abrigos ou para as residências de familiares.

Antes do Odile atingir o território mexicano, David Korenfeld, diretor da Comissão Nacional da Água (CONAGUA), advertiu que o furacão poderia provocar ondas de até 10 metros de altura, o que provocaria deslizamentos de terra e vários tornados na península da Baixa Califórnia.

A Comissão Federal de Eletricidade cortou o fornecimento de energia elétrica e água potável em Los Cabos para evitar acidentes.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições