MENU

Mundo

Senado revoga permissão de envio de tropas à Ucrânia

Senado revoga permissão de envio de tropas à Ucrânia

Fonte: Terra.comAtualizado: quarta-feira, 25 de junho de 2014 às 11:35
Senadores da Rússia participam de uma sessão do Conselho da Federação (Câmara alta do Parlamento), em Moscou, em 25 de junho
Senadores da Rússia participam de uma sessão do Conselho da Federação (Câmara alta do Parlamento), em Moscou, em 25 de junho

senado_rússiaCâmara Alta do Parlamento russo aceitou nesta quarta-feira, quase por unanimidade, a suspensão, a pedido do presidente Vladimir Putin, da autorização aprovada em março para uma intervenção militar na Ucrânia.

A decisão foi adotada a pedido do próprio chefe do Kremlin, por 153 votos a favor e 1 contra.

"Um voto contra? Não é um erro?", perguntou a presidente do Senado, Valentina Matvienko, após conhecer o resultado da votação.

Segundo a presidência russa, Putin pediu ontem a revogação da autorização, a fim de favorecer "a normalização da situação nas regiões orientais da Ucrânia" e também em vista do início das negociações entre as partes em conflito.

Ao apresentar o projeto de resolução, o presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Senado, Viktor Ozerov, destacou que a Rússia se reserva ao direito de supervisionar a situação na Ucrânia.

"Consideramos que a Constituição e as leis federais concedem ao presidente da Rússia funções suficientes para influenciar na situação na Ucrânia", acrescentou.

Em qualquer caso, Ozerov ressaltou que, se Putin necessitar "contramedidas de caráter militar", o Comitê de Defesa e Segurança do Senado estará pronto para estudá-las.

"Espero que não seja necessário", acrescentou.

Segundo a Constituição da Rússia, o chefe do Estado necessita autorização do Senado para o emprego das Forças Armadas fora das fronteiras do país.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições