MENU

Mundo

Suspeitos de colaboração em atentado na Dinamarca são presos

Os homens, cujas identidades estão protegidas por segredo de instrução, teriam ajudado o autor dos ataques a fazer desaparecer uma arma e conseguir um esconderijo

Fonte: terra.com.brAtualizado: terça-feira, 17 de fevereiro de 2015 às 11:03
Suspeito preso
Suspeito preso

Dois homens foram detidos pela polícia nesta segunda-feira e indiciados por cumplicidade com o suposto autor dos ataques que deixaram dois mortos e cinco feridos em Copenhague durante o fim de semana, segundo comunicado da polícia dinamarquesa.

Não foram indiciados por terrorismo e sim por cumplicidade, suspeitos de terem ajudado o autor dos ataques a fazer desaparecer uma arma e conseguir um esconderijo", afirmou Michael Juul Eriksen, advogado de um dos suspeitos.

A identidade das duas pessoas está protegida por segredo de instrução. Segundo o jornal Ekstra Bladet, elas são estrangeiras. A polícia local não divulgou o lugar e as circunstâncias das detenções.

O suposto autor dos atentados realizados em Copenhague tinha 22 anos e nasceu na Dinamarca, onde vivia, anunciou neste domingo a polícia dinamarquesa. Vários veículos de comunicação, entre eles o jornal Ekstra Bladet, identificaram o suspeito como Omar El Hussein, que teria deixado a prisão há duas semanas, após cumprir pena por agressão. Ele foi morto por volta das 5h de domingo, após disparar contra a polícia no distrito de Norrebro, a noroeste da capital.

O atentado ocorreu durante a tarde de sábado (14) num centro cultural, durante um debate sobre a liberdade de expressão com o artista sueco Lars Vilks, que vive há anos sob proteção policial devido às ameaças de grupos islâmicos depois de desenhar Maomé como um cachorro. Uma pessoa de 55 anos morreu e três agentes ficaram feridos neste atentado.

Posteriormente, ocorreu novo tiroteio na sinagoga de Copenhague, quando morreu um jovem judeu, que fazia a proteção do edifício, e dois policiais ficaram feridos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições