MENU

Mundo

Terremoto de magnitude 6,9 é registrado em ilha no norte do Japão

Onda de um metro deve atingir província da ilha de Honshu. Não há ameaça de tsunami, segundo Centro de Alerta de Tsunami.

Fonte: globo.comAtualizado: terça-feira, 17 de fevereiro de 2015 às 10:45
Terremoto
Terremoto

Um terremoto de magnitude 6,9 foi registrado na ilha de Honshu, no norte do Japão. A informação foi divulgada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Uma onda de um metro estava prevista para atingir a província de Iwate, na ilha de Honshu, por volta das 22h30 GMT (21h30, horário de Brasília) desta segunda-feira. A profundidade estimada do terremoto é de 10 km.

O Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) afirmou que não existe risco de um tsunami que afete todo o Pacífico. "Com base em todas as informações disponíveis, não há ameaça de tsunami por este terremoto", afirmou o órgão. Ainda segundo o centro, "nenhuma ação é necessária".

Um alerta de evacuação foi emitido para as cidades litorâneas da província de Iwate. Segundo a agência EFE, o epicentro do terremoto está a 210 km da costa de Iwate.

Vídeos ao vivo dos portos na costa de Iwate mostram pequenas ondas chegando até a costa. Não há relatos imediatos de danos ou de feridos.

Usinas nucleares não foram afetadas

A empresa Tohoku Electric Power, que opera as usinas nucleares de Onagawa e Higashidori, que ficam nas províncias vizinhas de Miyagi e Aomori, afirmou que não observou nenhuma irregularidade nas instalações depois do terremoto.

Um terremoto em março de 2011 deu origem ao tsunami que desencadeou um desastre nuclear na usina de Fukushima. Segundo um porta-voz da Tokyo Electric Power, que opera a usina Fukushima Daiichi e Fukushima Daini, afirmou que não foram observadas irregularidades nas usinas depois do terremoto desta terça-feira (horário local). Segundo ele, os tremores quase não foram sentidos na região.

Terremotos são comuns no Japão, uma das regiões com mais atividade sísmica do mundo. Cerca de 20% de todos os terremotos de magnitude acima de 6 ocorrem no Japão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições