MENU

Mundo

Tremor no Chile, força Bachelet a deixar Arica, no norte do Chile

Tremor no Chile, força Bachelet a deixar Arica, no norte do Chile

Fonte: Globo.comAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:02
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, desembarca no aeroporto de Arica. Ela também sentiu o tremor de magnitude 7,8 desta quarta-feira (2).
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, desembarca no aeroporto de Arica. Ela também sentiu o tremor de magnitude 7,8 desta quarta-feira (2).

Tremores no Chile

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, deixou o hotel de Arica, no norte do país, após um novo forte terremoto atingir a região na noite desta quarta-feira (2), informou a imprensa local na madrugada desta quinta (3).


O governo alegou que a presidente foi retirada da região por segurança. Segundo a imprensa estatal TVN, ela foi levada a uma região elevada, onde os riscos de danos pelo terremoto são menores.


Bachelet foi visitar a área que havia sido atingida por um poderoso tremor de magnitude 8,2 na noite de terça (1º). O sismo matou seis pessoas no país.

O terremoto desta quarta ocorreu às 23h45, e foi localizado a 19 km ao sul do porto de Iquique, a uma profundidade de 20 km, de acordo com o USGS. Cerca de 50 minutos antes, a região já havia sido atingida por um tremor de magnitude 6,4, segundo o USGS.
O Escritório Nacional de Emergência (Onemi), ligado ao Ministerio do Interior chileno, decretou alerta de tsunami para toda a costa e região norte chilenas, mas suspendeu o alerta cerca de duas horas depois.

O Onemi informou que ordenou a evacuação preventiva da zona costeira, ordem suspensa cerca de duas horas depois. Barcos da região pesqueira do Porto de Arica chegara a deixar a área para fugir de possíveis grandes ondas.


Como na noite anterior, muitas famílias deixaram rapidamente as cidades de Arica, Iquique e Antofagasta, além de outras comunidades.
Segundo o Serviço Geológico da Universidade do Chile, foram registrado nesta quarta mais de 100 réplicas - a maioria de magnitude 5 - após o poderoso terremoto de terça.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições