Em São Paulo, Alckmin lidera intenções de voto com 55%; Skaf está em segundo com 16%

Fonte: Globo.comAtualizado: sexta-feira, 15 de agosto de 2014 às 11:21

urnaPesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (15) aponta o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 55% das intenções de voto na corrida eleitoral deste ano. Com o percentual, ele venceria a disputa pela reeleição no primeiro turno. Em seguida, aparece o presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (PMDB), com 16%. O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) tem 5%.

No levantamento anterior, realizado pelo instituto nos dias 15 e 16 de julho, Alckmin tinha 54%, seguido por Skaf (16%) e Padilha (4%).
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, a pesquisa é a segunda do Datafolha após o registro das candidaturas.
Confira abaixo os números do Datafolha, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor (os que aparecem com 0% são os que tiveram menos de 1% das menções cada um):

Veja os números da Datafolha para a pesquisa estimulada:
Geraldo Alckmin (PSDB) – 55% das intenções de voto
Paulo Skaf (PMDB) – 16%
Alexandre Padilha (PT) – 5%
Gilberto Natalini (PV) – 1%
Raimundo Sena (PCO) – 1%
Wagner Farias (PCB) – 1%
Laércio Benko (PHS) – 0%
Gilberto Maringoni (PSOL) – 0%
Walter Ciglioni (PRTB) – 0%
Brancos e nulos: 12%
Não sabe: 7%

A pesquisa foi realizada nos dias 12 e 13 de agosto. Foram entrevistados 2.045 eleitores em 56 municípios do estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo Nº SP- 00016/2014 e Nº BR - 00363/2014.

Pesquisa espontânea
Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Datafolha perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação de candidatos), 20% mencionaram Alckmin. Veja abaixo:

- Geraldo Alckmin: 20%
- Paulo Skaf: 4%
- Alexandre Padilha: 2%
- Menções ao candidato do PT ou ao candidato da Dilma: 1%
- Brancos/nulos: 12%
- Outras respostas: 2%
- Não sabe: 59%

Segundo turno
O Datafolha fez uma simulação de segundo turno entre Geraldo Alckmin e Skaf. Os resultados são os seguintes:
Alckmin: 63%
Skaf: 26%
Branco/nulo: 8%
Não sabe/não respondeu: 3%

Rejeição
O Datafolha também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é do petista Alexandre Padilha, que tem 28% (em julho, eram 26%). Na sequência aparecem Skaf (20%), Alckmin (19%), Natalini (12%), Maringoni (12%), Sena (12%), Farias (12%), Benko (11%), Ciglioni (9%).

Avaliação do governador
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Alckmin. Segundo o Datafolha, 47% disseram que ele é "ótimo ou bom". Outros 36% afirmaram que ele é regular. Os que dizem que ele é “ruim ou péssimo” somam 14%. A nota média atribuída ao governo Alckmin ficou em 6,2, igual à registrada em julho.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições