35 ônibus são incendiados na grande São Paulo

35 ônibus são incendiados na grande São Paulo

Fonte: Globo.comAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:02
Mais de 30 ônibus da viação Urubupungá, em Osasco, na Grande São Paulo, foram incendiados na madrugada desta terça-feira (22). Trinta e quatro estavam na garagem da empresa e um foi atacado quando estava na rua
Mais de 30 ônibus da viação Urubupungá, em Osasco, na Grande São Paulo, foram incendiados na madrugada desta terça-feira (22). Trinta e quatro estavam na garagem da empresa e um foi atacado quando estava na rua

Ônibus incendiadoTrinta e cinco ônibus da viação Urubupungá, em Osasco, na Grande São Paulo, foram incendiados na madrugada desta terça-feira (22). Trinta e quatro estavam na garagem da empresa e um foi atacado quando estava na rua. Ninguém ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros.


Vinte e três veículos ficaram totalmente destruídos e 12 foram parcialmente atingidos pelas chamas. Por volta da 1h, pelo menos três criminosos entraram na garagem, que fica na Avenida Presidente Médici, no Jardim Mutinga, renderam o segurança e o manobrista, despejaram gasolina em dois ônibus e o fogo se alastrou.


Imagens de um cinegrafista amador mostram o momento em que os ônibus pegaram fogo. Segundo a Polícia Militar, o ataque possivelmente ocorreu em represália à morte de um traficante na noite de segunda-feira. A PM busca imagens das câmeras da empresa para tentar identificar os criminosos. Ninguém foi preso.


Em entrevista ao G1 no final de janeiro, o secretário da Segurança, Fernando Grella, afirmou que a sequência de ônibus queimados em virou estratégia de grupos para dar visibilidade a protestos com diferentes motivações. Ele disse também que apura se as ocorrências são provocadas pela ação de manifestantes ou se há ligação com grupos criminosos organizados.
Os ônibus incendiados da Urubupungá representam 20% da frota de 178 ônibus da empresa, que atende 21 linhas da cidade, a maioria na Zona Norte e em Osasco. Os ônibus da Urubupungá estão circulando com intervalos maiores e passageiros lotam os pontos de ônibus da cidade. Além da empresa, a viação Osasco atende o município.

Outros ataques
Entre a noite de segunda-feira (21) e a madrugada desta terça (22), mais três ônibus foram incendiados em outros pontos da cidade. Dois dos ataques aconteceram na região de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste.


O terceiro ônibus foi queimado na Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, no Tremembé, na Zona Norte, durante um protesto contra a falta d'água na região. Segundo a Polícia Militar cerca de 50 pessoas incendiaram o ônibus, que fazia a linha Cachoeira-Santana. Ninguém se machucou.
Levantamento da TV Globo mostra que de em 2014, 364 ônibus foram atacados na capital paulista e em municípios da Grande São Paulo, sendo 115 incendiados.

Até janeiro
O número de ônibus queimados em janeiro deste ano na capital paulista já corresponde a mais da metade dos casos ocorridos no ano passado na cidade, segundo dados da São Paulo Transportes (SPTrans). Apenas entre 1º de janeiro e 5 de fevereiro, foram 35 ônibus incendiados por diversas causas, contra 65 em 2013, o que corresponde a 54% no número de casos em todo o ano passado.


Segundo levantamento feito pelo G1, os incêndios ocorrem por diversas causas, desde morte de moradores (oito ao todo), enchentes (sete), proibição de bailes funk, falta d'água, reintegração de posse, prisões de moradores, abordagens policiais e manifestações de ambulantes.
Em 2013, a maioria das ocorrências estava ligada a mortes nos bairros, como a do adolescente Douglas Rodrigues, estudante de 17 anos que morreu após ser baleado por um policial militar em outubro perto da rua onde morava, na Zona Norte da capital paulista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições