MENU

Casos de dengue caem em março em relação a fevereiro no estado de SP

Foram 21.953 casos, menos da metade dos 47.297 do mês anterior. Cidades de Trabiju e Catanduva estão entre as com maior incidência

fonte: globo.com

Atualizado: Quarta-feira, 1 Abril de 2015 as 8:41

Casos de dengue em SP
Casos de dengue em SP

O número de casos de dengue diminuiu em março no estado de São Paulo em comparação com fevereiro, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde divulgados pelo Bom Dia São Paulo. Foram 21.953 casos, redução de 53,5% em relação aos 47.297 de fevereiro e menos também que os 30.850 de janeiro. No ano, pelo menos 70 pessoas já morreram por causa da doença no estado.

Segundo o Ministério da Saúde, a cidade de Trabiju é a que concentra o maior número de casos em municípios com até 100 mil habitantes. A incidência é de 14.242 casos a cada 100 mil habitantes.

Já Catanduva é a cidade média com maior número de casos - 6.953 por 100 mil habitantes. Na cidade, hospitais que chegaram a atender 300 pacientes por dia no pico da dengue agora estão atendendo a metade disso. A prefeitura autorizou agentes a entrarem em casas fechadas e a fazer a limpeza e terreno e mandar a conta para os proprietários.

Capital
Na cidade de São Paulo, são 4.436 casos de dengue nas dez primeiras semanas do ano, segundo dados da Prefeitura. Cerca de 47,5% dos casos estão concentrados na Zona Norte.

Duas pessoas morreram. As vítimas são uma senhora de 84 anos, moradora da Brasilândia, e um garoto de 11 anos, morador do Jardim Ângela, na Zona Sul.

O governo estadual disse que o total de mortes na cidade já é de três.

Vacina
O governo de São Paulo anunciou que vai pedir autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar o teste da vacina estudada pelo Instituto Butantan em 13 mil pessoas. Se os testes forem aprovados, a vacina pode ficar disponível em 2016 ou no máximo até 2017.

A vacina, que começou a ser elaborada há dois anos, deu bons resultados em fases anteriores. Os pesquisadores do instituto e da Faculdade de Medicina da USP fizeram a vacina com o vírus da dengue enfraquecido. Ela foi fabricada para combater os quatro tipos de vírus que existem no país em uma única dose.

Na primeira fase, 50 voluntários foram vacinados e, na segunda fase, 130 pessoas. Os cientistas dizem que os resultados são promissores.

 

veja também