Dilma garante que aeroportos do Brasil estão prontos para a Copa do Mundo

Fonte: O GLOBO Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:01
Situação do aeroporto Internacional Tom Jobim há um mês da Copa do Mundo. Na foto, restos de obra dividem espaço no saguão do Terminal 1  Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/dilma-garante-que-os-aeroportos-do-pais-estao-prepar
Situação do aeroporto Internacional Tom Jobim há um mês da Copa do Mundo. Na foto, restos de obra dividem espaço no saguão do Terminal 1 Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/dilma-garante-que-os-aeroportos-do-pais-estao-prepar

A presidente Dilma Rousseff garantiu nesta segunda-feira que os aeroportos do país estão preparados para a Copa do Mundo. Mas o novo terminal de Viracopos, em Campinas (SP), concedido ao setor privado, não vai ficar pronto para o evento. Os aeroportos administrados pela Infraero serão entregues pela metade, com o de Cofins (MG), de Fortaleza (CE) e de Cuiabá (MT).

— Garanto que os nossos aeroportos estão preparados para a Copa do Mundo. Vamos receber todos muito bem. E os brasileiros poderão ficar orgulhosos do Brasil que estamos construindo — disse Dilma, no programa de rádio “Café com a Presidenta”.

A presidente destacou o aumento da capacidade de passageiros do Galeão:
— No Galeão, por exemplo, a reforma dos terminais e a expansão do Terminal 2 elevaram em quase 80% a capacidade de atendimento dos passageiros.

Dilma afirmou que as obras do aeroporto de Cuiabá “vão quadruplicar a capacidade de atendimento”, mas não falou sobre o atraso na ampliação do terminal. O aeroporto é considerado o pior do país, segundo a última pesquisa da Infraero, e não ficará pronto para a Copa.

De acordo com a presidente, a política de concessão dos aeroportos, com gestão compartilhada, tem gerado resultados “muito bons”.
— Por esse modelo, a iniciativa privada assume a administração dos aeroportos e a Infraero, empresa do Estado, continua com uma participação importante, de 49%. Hoje, cinco dos maiores aeroportos do Brasil já funcionam neste modelo: Guarulhos, Brasília, Viracopos, Confins e Galeão — afirmou.

Aeroportos regionais
O governo, segundo Dilma, está investindo R$ 7,3 bilhões na expansão de 270 aeroportos espalhados pelo interior do país. Foram concluídos os estudos de viabilidade de 163 aeroportos, e está em fase a elaboração dos projetos de engenharia.

— Os demais estudos vão prosseguir. No total, temos R$ 186 milhões em contratos de projetos já assinados e em execução. A partir de junho, começaremos as licitações para as obras, que vão prosseguir ao longo de todo o segundo semestre de 2014 – disse a presidente.

Dilma disse que o governo vai subsidiar as passagens aéreas para rotas originadas ou destinadas para os aeroportos regionais “sempre que isso for necessário” para garantir a regularidade dos voos:

— Vamos subsidiar 50% dos assentos ou até 60 assentos por aeronave para aproximar o preço da passagem de avião a dos ônibus e democratizar ainda mais o acesso ao transporte aéreo. Os recursos para todas essas ações nos aeroportos regionais vêm das concessões dos grandes aeroportos.

Dilma vai inaugurar amanhã o novo terminal do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com capacidade para receber 12 milhões de passageiros por ano. A presidente informou que além do novo terminal sul, entregue em abril no aeroporto de Brasília, até o fim do mês também será entregue o novo terminal norte.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições