Em Foz do Iguaçu, pronto socorro é interditado por suspeita de Ebola

Paciente relatou que esteve em Serra Leoa, informou secretário de Saúde. Usuários e profissionais de saúde estão isolados desde as 9h na unidade.

Fonte: Globo.comAtualizado: quinta-feira, 16 de outubro de 2014 às 14:32
Ruas de acesso e Unidade de Pronto Atendimento do Jardim das Palmeiras, em Foz do Iguaçu, estão isoladas desde as 9h
Ruas de acesso e Unidade de Pronto Atendimento do Jardim das Palmeiras, em Foz do Iguaçu, estão isoladas desde as 9h

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está interditada desde as 9h desta quinta-feira (16) por causa de um paciente com suspeita de ebola, informou o secretário Municipal de Saúde, Charles Bortoli. O paciente, diz, relatou que esteve em Serra Leoa – um dos países com epidemia da doença – há 23 dias. Usuários e profissionais de saúde estão isolados da unidade conforme os protocolos internacionais de prevenção da doença. Ruas de acesso à UPA também foram interditadas pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar.

Ainda segundo o secretário, além de ebola, suspeita-se que o paciente possa estar com malária. “A primeira decisão foi isolá-lo, fechar a UPA e informar a Secretaria de Estado da Saúde, que deve indicar os próximos passos”, explicou ao adiantar que está sendo apurado o perfil. “Ainda não é possível afirmar quantas pessoas estão na unidade”, completou. Homem deve ser levado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Rio de Janeiro.

No dia 9, outra suspeita de ebola - a primeira no Brasil - também interditou a Unidade de Pronto Atendimento II (UPA II) de Cascavel, a 150 km de Foz do Iguaçu. Souleymane Bah, de 47 anos, havia saído da Guiné - outro país com epidemia da doença - no dia 18 de setembro e chegou ao Brasil no dia 19, depois de uma escala em Marrocos. Depois de pedir refúgio na delegacia da Polícia Federal (PF) em Dionísio Cerqueira (SC), seguiu para Cascavel, onde apresentou febre e procurou o pronto atendimento.

No dia seguinte, foi levado ao Rio de Janeiro em um avião da FAB e encaminhado ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, ligado à Fiocruz, referência em doenças infecciosas. Os dois exames de sangue feitos deram negativo para ebola e ele deixou o instituto na manhã de quarta-feira (15). O local para onde Bah foi encaminhado será mantido em sigilo. O objetivo é preservar sua privacidade – a pedido do próprio paciente.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições