Em Santa Catarina, temporal deixa 8 cidades em estado de emergência

Em Santa Catarina, temporal deixa 8 cidades em estado de emergência

Fonte: Globo.comAtualizado: segunda-feira, 9 de junho de 2014 às 11:25
Mafra foi uma das cidades em que foi feito decreto de emergência
Mafra foi uma das cidades em que foi feito decreto de emergência

Mafra foi uma das cidades em que foi feito decreto de emergênciaEm novo relatório da Defesa Civil de Santa Catarina, subiu para oito o número de cidades com decreto de emergência por causa das chuvas no estado. No total, os municípios de Canoinhas, Corupá, Jaraguá do Sul, Três Barras e Mafra, no Norte, e Rio dos Cedros, Timbó e Vitor Meireles, no Vale do Itajaí, estão em estado de emergência. Outras duas cidades, Guaramirim e Rio Negrinho, ambas no Norte, decretaram calamidade pública.

De acordo com a Defesa Civil, 24 cidades do Norte, Vale do Itajaí e Oeste catarinense foram atingidas por alagamentos ou deslizamentos no final de semana. Até 7h desta segunda-feira (9), não chovia mais na maior parte de Santa Catarina.

Até 7h, ainda não havia sido atualizado o número de desabrigados e desalojados. Segundo o último relatório, havia 670 desabrigados e 16 mil desalojados. Esses dados devem ser atualizados ainda na manhã desta segunda.

Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, o diretor de respostas da Defesa Civil, sargento James da Silva, afirmou que "hoje, a pior situação são os municípios de Guaramirim e Rio Negrinho, até porque ontem [domingo] já nos notificaram que iam decretar situação de emergência e, logo após, já para estado de calamidade pública. Nós temos muitos municípios nos informando, chegando ao nosso cartório com situações de emergência em andamento".
Sobre a atuação da Defesa Civil, o sargente explicou que "hoje [segunda] nós entramos com os itens de assistência humanitária. O secretário Rodrigo Moratelli está, junto com os coordenadores regionais, principalmente na região do planalto Norte, acompanhando in loco para ver as principais necessidades e dar toda essa assistência".

Ainda há riscos
Conforme James da Silva, o número de pessoas desalojadas á passam de 16 mil, devendo atingir 20 mil pessoas no estao até o final do dia. "Toda a nossa equipe de resposta está voltada à assistência humanitária".
Apesar de a chuva ter parado, ainda há riscos de desabamentos e deslizamentos. "Nós chamamos a atenção de moradores principalmente de encostas quanto à saturação do solo. Porque poderá acontecer durante o dia pequenos deslizamentos", preveniu o sargente.

Energia elétrica
O relatório das 7h20 da Celesc indicou que 7.048 unidades consumidoras estavam sem energia devido a desligamentos acidentes. Mais da metade delas, 3.560, em Jaraguá do Sul. Também na região Norte, Mafra tinha 1.435 unidades sem luz. A região de Blumenau, no Vale do Itajaí, estava com 1.037.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições