Filhote de baleia jubarte é encontrada morta em praia de Florianópolis

Animal tem cinco metros de comprimento e cinco toneladas, diz polícia. Será feita biópsia no mamífero e estudado como será retirado da praia.

Fonte: Globo.comAtualizado: quinta-feira, 16 de outubro de 2014 às 16:45
Animal foi avistado na manhã desta quinta (16)
Animal foi avistado na manhã desta quinta (16)

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (16). Segundo o subtenente da Polícia Militar Ambiental Marcelo Duarte, o animal tem cinco metros de comprimento e pesa cerca de cinco toneladas. Será feita biópsia no mamífero e, depois, estudada uma logística de como tirá-lo da praia.

Por volta das 9h os policiais ambientais foram acionados por outros agentes da corporação. A veterinária que trabalha no Parque do Rio Vermelho se deslocou até a praia para fazer a biópsia. O animal está no canto Sul da Praia dos Ingleses.

O corpo do mamífero não apresenta ferimentos. Uma biópsia deve determinar as causas da morte. Após o exame, será pensada uma logística de como retirar o animal da praia. A área não está isolada e atraiu muitos curiosos nesta manhã.

Segundo a pesquisadora do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (Lamaq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Bianca Romeu, a baleia jubarte migra para a Bahia para se reproduzir e depois volta para a Antártida. Nesta época do ano, a espécie está retornando do Nordeste brasileiro.

A baleia jubarte costuma transitar em mar aberto. De acordo com a pesquisadora, o filhote encontrado na praia deve ter morrido no caminho e vento e maré acabaram arrastando o corpo para a areia. Representantes do Lamaq também foram até o local onde o mamífero foi encontrado.

 



Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições