MENU

O historiador Nicolau Sevcenko morre aos 61 anos em São Paulo

fonte: O GLOBO

Atualizado: Quinta-feira, 14 Agosto de 2014 as 9:52

O historiador Nicolau Sevcenko foi professor titular da Universidade de HarvardMorreu na noite desta quarta-feira o historiador Nicolau Sevcenko, de 61 anos, em São Paulo. Segundo sua mulher, a editora Cristina Carletti, ele morreu em casa, no bairro do Belém, provavelmente devido a um infarto. Será realizada uma autópsia para determinar a causa da morte.

Filho de imigrantes ucranianos, Sevcenko nasceu em São Vicente, no litoral paulista. Formado em história pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), em 1975, dedicou-se ao estudo da história, com ênfase na cultura brasileira e desenvolvimento social das cidades de São Paulo e Rio.

Fez doutorado em história da cultura na FFLCH-USP e pós-doutorado em história da cultura na Universidade de Londres, em 1990. Lecionou na PUC de São Paulo, na Unicamp e na USP. Sevcenko também foi professor titular da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

É autor de obras como "A corrida para o século XXI", "Orfeu extático na metrópole", "Literatura como missão" e "A revolta da vacina".

veja também