Polícia prende PM e mais 18 em operação contra facção do tráfico no Rio

Fonte: UOL Atualizado: quinta-feira, 30 de outubro de 2014 às 15:43

A Polícia Militar e o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) prenderam pelo menos 19 pessoas na manhã desta quinta-feira (30), entre eles um PM, acusados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico na Região Sul Fluminense, principalmente na cidade de Valença. A operação pretende cumprir 44 mandados de prisão preventiva, sendo que destes, 25 já estavam presos.

De acordo com o MP, o policial militar Vinícius Taurian Gasiglia Palmeira, que trabalhava no 10º Batalhão (Barra de Piraí) e atuaria com a quadrilha de traficantes. Dos 19 presos, 16 foram em razão do cumprimento dos mandados da operação Conexão Coroados. Outros dois foram presos por mandados anteriores e um foi detido em flagrante.

Polícia e MP suspeitam de ligação entre o grupo e a facção paulista PCC (Primeiro Comando da Capital). A operação deve cumprir também 54 mandados de busca e apreensão contra integrantes da facção criminosa TCP (Terceiro Comando Puro). Até as 12h, foram apreendidos um revólver calibre 32, munição dos calibres 38, 556 e de ponto 30, além de 16 sacolés de cocaína e dinheiro.

Segundo o MP-RJ, os traficantes "recrutavam" pessoas em bairros de Valença para ir ao Rio, à Comunidade de Acari, para comprar drogas e depois revendê-las na cidade do Sul Fluminense.

Os denunciados Paulo Vinicius Soares da Conceição, o Caveirinha; Julianderson Costa Theodoro, o JL; Fadel Damião Belizário de Souza, o FD; Evandro da Silva e Souza, o Vandinho; Valmir Soares Machado, o Valmir; Renato Brito Dutra, o Renatinho Coelho; e Erick Lacerda de Carvalho, o Pirulito, foram apontados pelo Ministério Público como líderes do esquema, responsáveis por estabelecer ligação com outros traficantes de comunidades também dominadas pelo TCP.

A operação, desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP-RJ e a Coordenadoria de Inteligência da PM, conta com a participação de 620 PMs e 80 agentes do MP-RJ.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições