Previsão para o feriado é de chuva em São Paulo e Rio de Janeiro

Previsão para o feriado é de chuva em São Paulo e Rio de Janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03
mapa de chuvas
São Paulo e Rio de Janeiro deve ter tempo chuvoso durante os primeiros dias de carnaval, nesta sexta-feira (28) e sábado (1º). De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a chuva não será contínua e o sol e o calor não devem ser tão intensos.
 
"Entre hoje e amanhã se forma um canal de nebulosidade que intensifica a vinda de umidade. O padrão de vento nesse fim de semana favorece o transporte de umidade e calor da Amazônia para os estados da região sudeste. Com isso, a partir de sexta-feira, entre tarde e noite, aumentam as chances de chuva. Não se descarta a ocorrência de chuvas fortes com ventania e raios", explica o meteorologista Olivio Bahia.
 
Em São Paulo, a primeira noite de desfiles do carnaval, que ocorre nesta sexta-feira (28) no Sambódromo do Anhembi, deve ter pancadas de chuvas e trovoadas. Segundo a previsão do tempo, durante o dia algumas nuvens vão encobrir o sol e haverá chuva isolada. A máxima prevista é de 29ºC e a mínima de 21ºC. 
 
No sábado, a situação não muda muito, mas apresentará uma noite mais fresca. Durante o dia, o sol aparecerá encoberto por nuvens, haverá momentos nublados e chuva a qualquer hora. Temperatura máxima será de 28ªC e mínima de 19ºC. No domingo (2), predominará o céu nublado e com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A temperatura máxima de 28ºC e mínima de 18ºC.
 
"A causa dos dias ficarem mais abafados é a nebulosidade que vai se formar na região sudeste. E como o calor se intensifica no período da tarde, as pancadas de chuva mais intensas ocorrem entre a tarde e a noite", esclarece Olívio.
 
Já no Rio de Janeiro, o começo da noite de sexta-feira será marcado pela chuva, que não se prolongará pelo resto na noite. O dia permanecerá parcialmente nublado. Máxima de 35ºC e mínima de 21ºC. No sábado, as pancadas de chuva aumentam e o dia permanecerá nublado. Temperatura máxima de 38ºC e mínima de 21ºC. No domingo, as chances de chuva diminuem e o dia será parcialmente nublado. A temperatura máxima deve chegar a 37ºC e mínima de 21ºC.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições