A Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal deteve, na manhã desta quinta-feira (30), quatro homens suspeitos de retirar ilegalmente eucaliptos de uma fazenda localizada no km 19 da rodovia DF-440, no Núcleo Rural de Sobradinho 1. Um caminhão cheio de toras da árvore e uma motosserra foram apreendidos. Os oficiais chegaram ao local a partir de uma denúncia anônima.
Segundo o sargento Josué, do Grupamento de Operações do Cerrado, os homens contratados para fazer a retirada das árvores apresentaram uma autorização cassada do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Os policiais verificaram que, além de vencida, ela apresentava indícios de adulteração. O documento apresentado autorizava a retirada de 800 pés de eucalipto em uma área de aproximadamente um hectare.
A retirada de árvores, de acordo com o sargento, também acontecia em área pública. Os quatro detidos foram encaminhados para a Delegacia de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. O proprietário da fazenda não estava no local no momento da apreensão.
A Polícia Ambiental informou que o dono da fazenda será intimado para prestar esclarecimentos sobre a retirada ilegal de árvores. A pena para quem utiliza motosserra sem licença varia de três meses a um ano. Por destruir plantas em área pública, a pena também pode variar de três meses a um ano ou ser substituída por multa.
Segundo a Polícia Ambiental, se for constatada a adulteração da autorização do Ibram, o proprietário da fazenda também poderá ser indiciado por outros crimes.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições