Rapaz faz cirurgia contra suor e fica tetraplégico

Rapaz faz cirurgia contra suor e fica tetraplégico

Fonte: Globo.comAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:02
Rapaz cursava direito quando passou pela cirurgia, em Anápolis
Rapaz cursava direito quando passou pela cirurgia, em Anápolis

tetraplégicoA família de Rogério Borges Teodoro, 31 anos, que ficou tetraplégico após passar por uma cirurgia para controlar a produção excessiva de suor, em Anápolis, a 55 km de Goiânia, pede ajuda para cuidar do rapaz. O procedimento foi realizado em outubro de 2003, quando ele ainda tinha 21 anos, e deixou sequelas. Na época, a família chegou a processar o hospital, mas o caso acabou arquivado, pois foi comprovado que o paciente não informou aos médicos sobre o uso de remédios para emagrecer e isso teria gerado as complicações.


Rogério foi diagnosticado com hiperidrose, doença caracterizada pelo suor excessivo em determinadas partes do corpo, como mãos, axila e rosto. Ele cursava o último ano de direito, quando decidiu fazer a cirurgia. O procedimento foi feito por meio de um pequeno corte embaixo das axilas, mas o rapaz teve uma parada cardiorrespiratória e teve falta de oxigênio no cérebro.
Com isso, ele entrou em coma. “Ele fez a cirurgia de madrugada e voltou para o quarto. À tarde, ele apresentou dificuldades para respirar e colocaram um balão de oxigênio. À noite, me ligaram dizendo que ele tinha apresentado um coágulo no pulmão e que precisaria de outra cirurgia. Depois do procedimento, ele ficou na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e entrou em coma”, lembra a mãe, a dona de casa Abadia Silva.


Após dois meses, o quadro foi revertido e o jovem recebeu alta médica. No entanto, estava tetraplégico e com quadro de paralisia cerebral. Desde então, a mãe luta para cuidar do filho. “Eu tenho problemas na coluna e, mesmo assim, me esforço muito para ajudá-lo”, disse.


Com o filho tetraplégico, tudo precisou ser adaptado na casa da família. A porta do banheiro precisou ser trocada para passagem da cadeira de rodas e o quarto recebeu uma cama hospitalar, onde Rogério passa a maior parte do tempo.


O pai do jovem, Solimar Teodoro da Silva, também é doente e precisou deixar o trabalho para ajudar a cuidar do filho. O gasto mensal com alimentação e medicamentos chega a quase R$ 4 mil e a família pede ajuda. “Ele entrou andando no hospital, feliz da vida, e saiu desse jeito. Só pode ter havido um erro, pois se fosse um acerto, ele não estava assim”, disse.
O Hospital Jardim América, onde foi realizada a cirurgia, chegou a ser processado, mas a família perdeu a ação em primeira instância e o caso foi arquivado em 2012.


De acordo com o advogado que representa o hospital, João Bosco Luz, a unidade deu toda assistência financeira para a família na época da cirurgia, até que uma perícia comprovou que não houve erro médico. Ainda segundo o advogado, a análise comprovou que as complicações foram causadas porque Rogério fazia o uso de medicamentos para emagrecer e não comunicou aos médicos antes da cirurgia. Por isso, a Justiça deu ganho de causa ao hospital.


Sem perspectivas de melhoras do quadro físico, a família de Rogério tenta se conformar com as antigas lembranças de um jovem sorridente e que tinha muitos planos, entre eles ser cantor sertanejo. O jovem chegou a gravar um CD e a formar dupla com um colega, mas os projetos foram interrompidos em função das sequelas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições