MENU

Veja como economizar água com aparelho que controla tempo de banho

fonte: Globo.com

Atualizado: Quarta-feira, 10 Setembro de 2014 as 1:42

Economizar água durante o banho é questão de mudança de hábito, mas existem dispositivos eletrônicos, conhecidos como temporizadores de chuveiros elétricos, que controlam o tempo do banho quente e interrompem o aquecimento da água após o período escolhido. É possível comprar esse aparelho por preços entre R$ 89 e R$ 130, segundo pesquisa feita pelo G1 em três revendedoras do produto na Grande São Paulo.

O temporizador funciona como um cronômetro, normalmente com períodos entre três e 15 minutos e que precisam ser definidos antes do banho começar. Quando a torneira é aberta, o tempo começa a contar. Alguns aparelhos também têm luzes que mostram a regressiva com as cores verde, amarela e vermelha, além de avisos sonoros que a água quente está chegando ao fim. Se o banho for mais longo, será gelado.

Esses temporizadores controlam ainda o intervalo entre um banho e outro - que variam, em média, entre 30 segundos e 5 minutos - para impedir que a pessoa tente "enganar” o dispositivo e comece um novo banho, também quente. A instalação é simples e, segundo os fabricantes, pode ser feita somente com as instruções do produto.

Basicamente, o aparelho é composto por dois pares de fios: um deles é colocado no chuveiro para cortar a energia e regular a temperatura, e o outro par é conectado na rede de energia. O temporizador funciona como um pequeno painel de controle, onde o tempo do banho e o intervalo entre as duchas são definidos.

 

veja também