Volume de água da Cantareira cai para 8,6% nesta terça

Volume de água da Cantareira cai para 8,6% nesta terça

Fonte: Globo.comAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:01
Seca na Cantareira
Seca na Cantareira

seca na cantareira O nível acumulado de água no Sistema Cantareira, que abastece a população da Grande São Paulo, caiu para 8,6% nesta terça-feira (13), segundo medição divulgada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Em maio, o reservatório perdeu 1,9 ponto percentual de sua capacidade. Nas primeiras duas semanas do mês, choveu apenas 0,6 milímetro na região.

Diante da falta de chuvas dos últimos meses, o governo paulista decidiu antecipar o uso da água que sobrou no fundo do Cantareira, o chamado "volume morto". Na última quinta-feira (8), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que essa água deve começar a ser utilizada pela Sabesp nesta quinta (15).
O volume morto é um reservatório que abriga 400 milhões de metros cúbicos de água, quantidade suficiente para elevar o nível do sistema em 18,5%, segundo estimativa dos técnicos da Sabesp.

Essa parte do reservatório nunca foi usada porque o sistema de bombeamento não chegava a uma profundidade tão grande. Após o nível do Cantareira atingir os menores índices da história e ficar abaixo dos 10%, porém, o governo estadual se viu obrigado a fazer obras para bombear a água ao sistema.
Desde 17 de março, a Sabesp faz um serviço emergencial para retirar água do fundo dos reservatórios do Cantareira. Segundo a companhia, o "volume morto" poderá abastecer a Grande São Paulo por quatro meses. A obra está orçada em R$ 80 milhões e vai tornar útil uma reserva de 400 bilhões de litros de água que fica abaixo do nível das comportas.

Conta mais cara
No dia 22 de abril, Alckmin anunciou que os moradores da Grande São Paulo abastecidos pelo Sistema Cantareira terão um acréscimo na conta de água caso aumentem o consumo. De acordo com o governador, o usuário que gastar acima da média em maio pagará 30% a mais em junho. Já os consumidores de 31 cidades atendidas pela Sabesp que conseguirem economizar 20% receberão um desconto de 30%.
Alckmin voltou a explicar que a economia de água em cidades abastecidas por outros sistemas pode contribuir para atender bairros originalmente cobertos pelo Cantareira. Segundo o governador, os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga aliviaram a situação do Cantareira. A partir de setembro, o Riacho Grande também deverá atuar nesse sentido.

Falta de água
Moradores da Zona Norte de São Paulo dizem que, desde março, o fornecimento de água é interrompido à noite. Segundo relatos, há falta de água entre o fim da tarde e o início da manhã, e o fornecimento é retomado apenas após as 6h do dia seguinte.
Esses consumidores reclamam de não terem sido informados sobre o desligamento da água. O governo de São Paulo, no entanto, nega que clientes da Sabesp estejam sendo afetados por racionamento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições