Além do orkut, veja mais serviços que a Google enterrou

Além do orkut, veja mais serviços que a Google enterrou

Fonte: Techtudo Atualizado: sexta-feira, 4 de julho de 2014 às 15:43
Google
Google

googleO anúncio do fim do Orkut pegou muitos internautas de surpresa. Mas ele não foi o único, muitos outros serviços foram descontinuados pelo Google no últimos anos. Confira quais são na lista abaixo.

Em março de 2013, o Google anunciou o fim do seu agregador de feeds de notícias que funcionava via Internet, sem a necessidade de instalação no computador. Segundo a gigante de buscas, o motivo seria “falta de interesse geral” no serviço mesmo sendo este o leitor de RSS e ferramenta de sincronização mais popular da web durante quase dez anos, de 2004 a 2013, enquanto existiu.

iGoogle
O iGoogle era um serviço que oferecia opções de customização organizada por abas para a página inicial dos usuários exibindo widgets e feeds RSS desde 2005. Entretanto, suas atividades foram encerradas em 2013 já que a Google possui novos aplicativos executados no Google Chrome e no Android.

Google Wave
O serviço que prometia substituir o e-mail no futuro esteve na ativa por apenas três anos (de 2009 a 2012). A plataforma iria combinar elementos de e-mail, mensagens instantâneas, enciclopédias colaborativas e compartilhamento de fotos, mas não entusiasmou os internautas. De acordo com o comunicado divulgado pelo Google, a aprovação dos usuários não superou as expectativas e esses não se adaptaram a mudança radical de comunicação proposta pelo Wave.

Google Listen
O aplicativo com função de escutar podcasts foi descontinuado em 2012, depois de três anos de atividade no Google Play. Segundo o Google, o motivo se deu diante a quantidade de aplicativos similares na loja.

Jaiku
Fundado em 2006, o microblog Jaiku viu o seu fim seis anos depois, em 2012. O motivo da descontinuação do concorrente do Twitter é que o Google focaria em outros projetos com maior prioridade, como o Google+, Chrome e Android.
Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

Google Labs
Depois de quase dez anos (de 2002 a 2011), o Google Labs encerrou suas atividades. O site que trazia novidades de novas tecnologias, curiosidades e serviços que estavam sendo desenvolvidos pela gigante da Internet foi descontinuado para “simplificar o portfólio de produtos e focar nos esforços de desenvolvimento” da empresa, como o próprio Google explicou.

Google Buzz
O serviço de rede social que reunia ferramentas para compartilhamento de links, atualização de status e chat na interface do Gmail durou pouco mais de um ano: foi lançado em 09 de Fevereiro de 2010 e encerrado em 14 de Outubro de 2011. O fim aconteceu porque uma ação judicial foi movida contra o Google, acusado de violar a privacidade dos usuários uma vez que criava novas contas para usuários Gmail sem qualquer autorização.

Google Mini
A versão reduzida do Google Search Appliance que indexava as informações da Internet desde 2005 e em 2012 teve suas atividades encerradas. Segundo o Google, o fechamento do serviços faz parte da estratégia da empresa adotada com a volta de Larry Page à liderança da companhia.

Google Picnik
O serviço popular de edição de imagens esteve na ativa apenas dois anos. Em um comunicado, o Google explicou que o grupo que trabalhava no Picnik iria conduzir outros projetos, que poderão trazer melhores ferramentas aos usuários.

Google Answers
Em 2006, o Google anunciou o fim do seu serviço de perguntas e respostas na web, o Google Answers. Criado em 2002, a ferramenta permitia ao usuário postar dúvidas relacionadas aos mais variados assuntos e receber feedbacks de especialistas no assunto e outros usuários. Na época, o Google explicou que o encerramento do serviço era parte da estratégia da empresa para investir em diversas soluções para fomentar a inovação.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições