Conheça a nova tecnologia que multiplica por 5 a velocidade atual do Wi-Fi‏

Fonte: TechtudoAtualizado: segunda-feira, 13 de outubro de 2014 às 18:42
Nova tecnologia Wi-Fi da Samsung promete conexão acima dos 4 Gbps
Nova tecnologia Wi-Fi da Samsung promete conexão acima dos 4 Gbps

A Samsung está pronta para lançar uma nova categoria de conexão Wi-Fi, padrão 802.11ad, a partir de 2015. Graças a uma tecnologia que torna o sinal capaz de contornar barreiras físicas e eliminar interferências, a fabricante coreana promete embutir modens Wi-Fi em seus dispositivos com velocidades que podem chegar a 4,6 Gbps. O número é cinco vezes maior do que o alcançado pela tecnologia atual.

A velocidade permitida pela tecnologia seria capaz de transferir filmes de 1 GB em apenas três segundos entre dispositivos conectados à mesma rede. Além disso, a novidade também possibilita streaming de alta qualidade entre um media center e uma TV conectada.

“Ao contrário das tecnologias de 2,4 GHz e 5 GHz existentes, o padrão Wi-Fi 802.11ad de 60 GHz da Samsung mantém a velocidade máxima, eliminando a interferência de mesmo canal, independentemente do número de aparelhos que utilizam a rede”, informou comunicado oficial da companhia.

A façanha é realizada por um conjunto de antenas especiais, que ignoram obstáculos como paredes e portas para manter o sinal de alta velocidade ativo. O mesmo se faz com uma rede onde há vários computadores conectados. Enquanto sinais atuais de alta velocidade tendem a perder qualidade enquanto são compartilhados nos mesmos canais, a nova tecnologia da Samsung pretende manter tudo inalterado a 60 GHz.

A Samsung pretende integrar sua nova tecnologia Wi-Fi em diversos produtos, incluindo dispositivos audiovisuais, médicos e equipamentos de telecomunicações. Mas, primeiro, a faixa dos 60 GHz precisa ser licenciada para uso comercial, o que só deverá ocorrer nos Estados Unidos, na Europa e em parte da Ásia em 2015. Ainda não há previsão para o Brasil.



Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições