iPhone 6 ou Galaxy 5? Qual comprar?

Fonte: TechtudoAtualizado: segunda-feira, 15 de setembro de 2014 às 12:51
iPhone 6 e Galaxy S5? Quem vence a batalha?
iPhone 6 e Galaxy S5? Quem vence a batalha?

A nova geração do iPhone foi apresentada nesta terça-feira (9) sem previsão de chegada e de preços no Brasil, mas com importantes novidades para os fãs da marca. Será que essas novidades são suficientes para bater outros tops de linha no mercado, como o Galaxy S5? Confira no comparativo se vale a pena esperar pelo smart da Apple ou optar pelo dispositivo da Samsung.

Desempenho: Empate
Galaxy S5 e iPhone 6 são smartphones muitos diferentes, mas, certamente, oferecem o que há de melhor em termos de hardware. O primeiro acompanha um chip Snapdragon 801 fabricado pela Qualcomm, enquanto o segundo vem com o novo processador A8, criado pela Apple.
Levando em conta as especificações, ambos oferecem experiência fluida para rodar qualquer aplicativo disponível no Google Play ou App Store, desde os mais simples aos mais pesados e exigentes. Portanto, se você não quer ter dor de cabeça com travamentos ou coisas do tipo, ambos devem satisfazê-lo.

Bateria: Galaxy S5
O novo iPhone é maior, mas isso não reflete, necessariamente, em mais tempo longe da tomada. A tendência é que o novo smart da Apple dure um dia completo com uso normal, ou cerca de 14 horas com conexão móvel ativada.
A média é a mesma do Galaxy S5, porém o aparelho da Samsung oferece um recurso de software que reduz o consumo de energia da tela, que fica em preto e branco, e desliga as principais conectividades, deixando o telefone apto a durar mais algumas horas em caso de urgência. A diferença é pouca, mas consegue colocar o celular coreano na frente.

Tela: Galaxy S5
O iPhone 6 tem um display maior, finalmente agradando a quem prefere mais espaço para consumir vídeos. A tela tem uma resolução acima da HD, porém ainda inferior à FullHD, com 1134×750 pixels. Do outro lado, o S5 tem uma tela maior e com ainda mais resolução, alcançando a FullHD, só oferecida pela Apple no foblet iPhone 6 Plus.
O display do Galaxy S5 oferece 432 ppi de densidade de pixels, contra 326 ppi no iPhone 6. Já as tecnologias empregadas são diferentes, cada uma com suas qualidades. O IPS utilizado pela Apple costuma ter mais brilho e melhores ângulos de visão, enquanto o Super AMOLED da Samsung traz cores mais vivas e maior contraste.

Dimensões: iPhone 6
Embora tenha crescido, o iPhone continua menor que seu principal concorrente. O lançamento da Apple é menor em todas as medidas, mas o que mais se destaca é a espessura: são 6,9 mm no iPhone contra 8,1 mm no Galaxy, uma diferença que salta aos olhos. O dispositivo também é mais leve, pois pesa 129 g contra 145 g do S5. Se você se satisfaz com uma tela de 4,7 polegadas, o iPhone 6 pode ser uma boa opção com corpo compacto.

Design: iPhone 6
Nesse quesito, o Galaxy S5 continua não sendo páreo para o iPhone. A Apple modificou o design que se mantinha praticamente o mesmo desde o iPhone 4, deixando as bordas curvas e unindo-as ao display para melhorar a ergonomia do aparelho. Ele é todo em alumínio e traz, mesmo com mudanças, a marca da Apple no desenho.
O Galaxy S5, por outro lado, teve melhorias no design, especialmente no material. As bordas são de metal e a traseira de plástico ganhou uma texturização que melhora a sensação ao segurá-lo. O aparelho é ainda resistente à água e poeira, mas a disputa desempata por causa da diferença estética entre os celulares.

Câmeras: Empate
As câmeras dos dois aparelhos estão entre as melhores disponíveis em seus segmentos, com algumas análises tendendo mais para um ou para outro dependendo das condições. A Apple diz ter melhorado o sensor do iPhone 6 com um sistema de estabilização digital, além de um sensor com abertura maior. No entanto, ainda não é possível avaliar o resultado no dia a dia, daí o empate.

Se você se interessa por câmeras de qualidade e está em dúvida se compra um Galaxy S5 agora ou se espera pelo iPhone 6, considere os recursos de software que eles oferecem: no Samsung são mais de 10 modos de captura diferentes e uma interface um tanto confusa, contra menos recursos (slow motion e time lapse são alguns deles) e melhor usabilidade no iPhone.
Sistema operacional: Empate

Galaxy S5 e iPhone 6 são equipados com os sistemas operacionais mais sofisticados do mercado. Ambos oferecem uma infinidade de apps e têm suas vantagens e desvantagens. O Android do Samsung é dedicado a quem quer mais personalização e produtividade no dispositivo móvel, enquanto o iOS é dedicado a usuários que desejam fazer o simples muito bem.
Há muitas comparações de software entre Google e Apple, mas esteja certo de que tanto Galaxy S5 quanto iPhone 6 oferecem o que há de melhor em suas respectivas plataformas, com o segundo exibindo um design mais refinado e simples que o primeiro. A dica é testar os dois antes de decidir.

Preço e disponibilidade: Galaxy S5
Os smartphones da Samsung tendem a desvalorizar muito mais rapidamente do que os da Apple, portanto ao compararmos modelos com datas de lançamento tão diferentes, essa desigualdade de preço aparece de forma mais evidente.
O celular top de linha da Samsung já pode ser encontrado por R$ 1.900, ou até menos em pacotes de operadoras, certamente muito menos do que será cobrado pelo iPhone 6 quando desembarcar no Brasil. Se você tiver pressa, saiba que ainda deve demorar para o novo iPhone chegar, o que poderá encorajá-lo a adquirir o Galaxy.

Conclusão
O iPhone 6 é um excelente upgrade para os fãs da Apple que desejam trocar o iPhone 5S, ou anterior, por um modelo mais robusto com a mesma experiência de uso de sempre. Porém, caso você esteja na dúvida entre o iPhone e o Galaxy mais recente algumas coisas devem ser consideradas.
Para o usuário de iPhone acostumado com metal e vidro no acabamento, esqueça do Galaxy, pois ele é praticamente todo feito de plástico. Por outro lado, para quem cansou da interface do iOS e quer mudar de ares, o S5 pode oferecer mais novidades.

Os smartphones são feitos para públicos diferentes, portanto é preciso descobrir em qual deles se encaixa antes de decidir: se você troca um bom design por pura funcionalidade, vá de Samsung. Mas, se usabilidade e praticidade for tudo pra você, o iPhone está aí para lhe conquistar.
No limite, tente pesquisar mais sobre as plataformas Android e iOS aqui mesmo no TechTudo para aprender mais sobre as diferenças, e condicione a sua escolha a suas afinidades. Após essa etapa, dificilmente um dos aparelhos irá lhe decepcionar.

Em nosso comparativo quesito por quesito com base nas especificações, o Galaxy S5 ganhou de 6 a 5.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições