Japoneses criam robôs que servem como amigos para as pessoas

Fonte: Globo.comAtualizado: sexta-feira, 29 de agosto de 2014 às 11:49
Ele ainda interpreta expressões faciais e o tom da voz das pessoas.
Ele ainda interpreta expressões faciais e o tom da voz das pessoas.

Uma das maiores empresas de telefonia do Japão vai lançar no mercado o primeiro robô doméstico para fazer companhia às pessoas em casa. O nome dele é Pepper e já chegou às lojas japonesas para os consumidores testarem.

Nada de passar, lavar e varrer. A missão do robô é maior. "A ideia é que o Pepper seja um robô companheiro", sonha o inventor Kaname Hayashi.

Tanto potencial em uma embalagem pequena: 1,21 metros de altura, 28 kg, carregado de equipamentos, câmeras, sensores laser e em 3D, giroscópio, sonares e 20 motores que garantem movimentos suaves.

O Japão acha que é hora de se investir nos robôs para casa, com uma aparência mais amigável. Existem experiências bem-sucedidas como o ASIMO, da Honda. Um humanóide quase perfeito. Mas o convívio com pessoas ainda não é considerado seguro. Humanóides normalmente são grandes e pesados.

O Pepper é menor e foi programado para ser cuidadoso. Percebendo, pelos seus sensores, uma pessoa por perto, não encosta nela.

Diferentemente de alguns robôs que já existem, o Pepper não tem pernas, não é capaz de subir uma escada ou ultrapassar um degrau, por exemplo. É uma limitação, sim, mas as vantagens, segundo os fabricantes, é que ele consome menos energia. A bateria do Pepper dura até 12 horas.

Ele é capaz de compreender mais de 1 milhão de palavras, mas não é um gravador que repete falas ou piadas pré-programadas. "O Pepper consegue interpretar as nossas expressões faciais", explica o inventor. "Mas, como é fácil fingir uma cara feliz ou com raiva, ele também analisa o tom da nossa voz", completa Kaname Hayashi.

Assim, o robô pode fazer um julgamento de como continuar uma conversa seja com uma criança ou com um adulto e até pode brincar.

A empresa à frente do projeto é uma das maiores empresas de telefonia celular do Japão. Nas lojas, já é apresentado aos clientes. Um test-drive antes do lançamento previsto para fevereiro do ano que vem. Não há quem não fique fascinado.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições