Samsung cria bicicleta inteligente com Wi-Fi, Arduino, Bluetooth e lasers

Samsung cria bicicleta inteligente com Wi-Fi, Arduino, Bluetooth e lasers

Fonte: TechtudoAtualizado: segunda-feira, 16 de junho de 2014 às 12:10
Smartphone se conecta magneticamente para controlar bicicleta
Smartphone se conecta magneticamente para controlar bicicleta

Smartphone se conecta magneticamente para controlar bicicletaA Samsung lançou um conceito de bicicleta inteligente que busca dar ao usuário total controle sobre funções no meio de transporte, além de alguns recursos extras interessantes. Controlada via smartphone, a smart bike tem câmera traseira, luz ambiente e lasers que formam uma trilha no caminho escuro. Tudo para aumentar a autonomia e melhorar a segurança do ciclista.

O coração da bicicleta inteligente é um Arduino, que controla a transmissão de informação do smartphone pareado via Bluetooth para o hardware. No app, basta tocar em um botão para ativar a câmera e ver a imagem traseira na tela do aparelho – o mesmo vale para Wi-Fi, luzes, lasers e GPS.

Segundo os idealizadores do produto, a intenção é proteger o ciclista e usar suas informações de geolocalização para informar autoridades sobre o tráfego de bicicletas em vias potencialmente inseguras. A esperança é que os dados possam encorajar a criação de mais ciclovias, por exemplo.

O projeto foi criado pela Samsung Maestros Academy, uma espécie de programa que incentiva artistas a criarem designs diferentes utilizando as tecnologias da fabricante coreana. Um protótipo foi mostrado pela primeira vez na Semana de Design de Milão, na Itália, exibindo design minimalista e inteiramente em alumínio, com acessórios da mesma cor, em azul. Não há previsão de quando a smart bike poderá chegar ao mercado, muito menos um possível valor.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições