Veja mais sobre o Smartphone 'NEXUS 5' o top da google

O Nexus 5 é um smartphone muito equilibrado, aliando bonito design com um ótimo desempenho com seu Android puro. O dispositivo é melhor do que a geração anterior em todos os quesitos, especialmente na câmera.

Fonte: TechtudoAtualizado: sexta-feira, 15 de agosto de 2014 às 17:08
Bordas estão menos arredondadas no Nexus 5 do que na versão anterior
Bordas estão menos arredondadas no Nexus 5 do que na versão anterior

O smartphone Nexus 5, fabricado pela LG, representa a idealização do Google com o Android e consegue despertar o interesse do consumidor. O dispositivo oferece um conjunto completo, que inclui design discreto, bom desempenho, tela de qualidade e uma câmera muito superior à do seu antecessor. Com tudo isso, o smartphone pode ser exatamente o que o usuário médio precisa – e por um preço cada vez mais atraente. Confira todos os detalhes sobre o Nexus 5 neste review.

Design

Na parte frontal, o design do Nexus 5 quase não sofreu modificações em relação ao seu antecessor, a não ser pelos cantos menos arredondados e pelo alto-falante do telefone, que fica colorido nas cores branca ou vermelha. A luz LED de notificação continua na parte inferior.

Mas, ao virar o smartphone, é possível ver a primeira grande diferença entre as gerações 4 e 5, ambas fabricadas pela LG. Ao contrário do frágil material do Nexus 4, o modelo mais recente oferece uma espécie de revestimento emborrachado que recobre também as laterais nos modelos de cores preta e vermelha. Na cor branca, o material traseiro é ligeiramente menos rugoso para evitar manchas e a lateral é feita de plástico brilhoso, o famoso “black piano”.

Ao segurar o aparelho, a sensação é de que há um case permanente, com toque agradável – a percepção, definitivamente, não é de um material pobre. Ao contrário: a inscrição Nexus na vertical e a lente grande da câmera dão ao smartphone uma aparência elegante e única, em um corpo fino e leve – as medidas são 137,9 x 69,2 x 8,6 mm e 130 g no peso.
O alto-falante foi movido de lugar. Localizado na traseira no Nexus 4, no 5 ele está na parte inferior do aparelho, ao lado da entrada microUSB. Olhando de primeira, é fácil se enganar achando que há duas saídas de áudio – mas ainda não é agora que veremos som estéreo no smartphone, já que a grade do lado direito é um microfone.

Mas, apesar de agradável na aparência, é comum tampar a saída de áudio com as mãos acidentalmente, especialmente ao jogar. Afinal, é difícil não encostar na lateral quando o telefone está no modo paisagem, principalmente para usuários com mãos grandes.

Tela

Aproveitando as bordas finas, boa parte da frente do smartphone é ocupada pelo display, que é, talvez, a principal qualidade do Nexus 5. Ao usá-lo pela primeira vez, é impossível não se impressionar pela qualidade da tela, uma IPS+ de 5 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels) e 445 pixels por polegada.
Os ângulos de visão são muito bons e, até mesmo sob incidência direta da luz do sol, é possível ver os pixels com fidelidade graças ao forte brilho da tela. As cores também são fieis, embora não haja o chamado “preto real” encontrado em telas com a tecnologia AMOLED, utilizada amplamente pela Samsung. Há também proteção Gorilla Glass 3 contra riscos.
Desempenho

Por mais que haja no mercado smartphones equipados já com a nova geração de processadores da Qualcomm, o Nexus 5 conta com algo de melhor que se pode encontrar. São 2 GB de memória, chipset quad-core Snapdragon 800 com frequência de 2,3 GHz e GPU Adreno 330, capazes de rodar o Android 4.4 (Kit Kat) com leveza e nenhum travamento.

Com essas especificações, o aparelho pode rodar absolutamente tudo o que há na Play Store sem preocupações, incluindo jogos e apps que exigem dos gráficos. A memória de armazenamento, porém, é um de seus pontos fracos: oficialmente, só a versão de 16 GB chegou ao Brasil e não há entrada para cartão microSD, como já é comum na linha Nexus.

Outro ponto fraco é a bateria. Por mais que ela aguente um dia inteiro de uso moderado sem descarregar completamente, seu desempenho é "inconstante". Às vezes, uma carga pode durar entre 10 horas e 18 horas, sem motivo aparente. Portanto, é bom andar sempre com o carregador por perto, pois não se sabe quando o Nexus irá precisar de energia extra para completar o dia.

Software

Outro campeão de elogios do Nexus 5 é seu Android sem modificações, considerado por muitos usuários como a melhor versão do sistema do Google por oferecer uma experiência consistente e livre de travamentos. O launcher é o Google Experience, que coloca o assistente Google Now à esquerda da tela, acessado com um arrastão para o lado
Há também ícones maiores, grade de apps com transparência, ações de voz usando sem usar as mãos com o comando “Ok, Google” e outros recursos exclusivos do Nexus 5. Além disso, donos do aparelho têm a garantia de que, quando lançada, a nova versão do Android chegará rapidamente, evitando a dor de cabeça comum de usuários com os updates do sistema.

Câmera

Calcanhar de Aquiles dos smartphones Nexus, a câmera recebeu mais atenção no Nexus 5 com Android puro do Google. Com um sensor de 8 megapixels e estabilizador óptico de imagem (OIS), ele é capaz de tirar fotos muito boas, comparáveis até com os tops de linha iPhone 5S, Galaxy S5 e Xperia Z2 para citar alguns.

A qualidade é inferior, se comparados com esses concorrentes, em algumas ocasiões, especialmente em ambientes com pouca luz. Mas em ambientes externos com luz natural, a riqueza de detalhes é surpreendente. Além disso, o modo HDR+ permite tirar fotos mais aprimoradas – a dica é usar esse modo sempre no escuro ou quando houver luz estourada na imagem.
A decepção fica por conta do software. O aplicativo Google Camera, por mais que venha sendo melhorado com updates via Play Store, ainda oferece poucas opções de configuração.Portanto, há poucas maneiras de se fotografar com o Nexus 5, muito aquém do que é oferecido por outros aparelhos, até mesmo o simples app do iPhone 5S.

Entre os modos de captura há Photo Sphere, Panorama, Efeito Foco e gravação de vídeo a 1080p, com captura de fotos simultâneas. Outras opções são timer, visualização de grade e ajuste de exposição, que deve ser habilitado nas configurações do aplicativo.

Custo-benefício

O Nexus 5 é, certamente, o melhor smartphone com Android puro já lançado pelo Google. Fabricado pela segunda vez pela LG, ele traz todos os acertos de versões anteriores e algumas melhorias, como um corpo mais resistente e uma câmera muito melhor.

O aparelho apela de forma especial a quem procura por um smartphone potente, mas por um preço relativamente baixo. Lançado em janeiro por cerca de R$ 1.700, o aparelho já é vendido com um desconto expressivo, podendo ser encontrado por algo em torno de R$ 1.100, preço similar ao do Moto X.

Mas há alguns defeitos no Nexus 5. Sua bateria é inconsistente e o design não agrada a todos, já que não há acabamento em metal ou facilidade de operar com uma só mão. A câmera também não é top de linha, embora seja, graças a atualizações no Android, igual ou melhor do que o concorrente da Motorola.

O grande diferencial está na qualidade da tela, que é acima da média, e no Android rápido que oferece ao usuário. O software é bonito, simples de usar, aceita comandos de voz em inglês e tem a garantia de que receberá novas versões antes de qualquer outro telefone – o Android L Developer Preview, por exemplo, só pode ser testado em um Nexus.
A nota final, vale lembrar, reflete o posicionamento atual do Nexus 5 frente aos atuais concorrentes tops de linha. Por isso, mesmo que seja melhor em tudo do que o Nexus 4, seus números finais acabam ficando menores.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições