Aos 86 anos, morre o designer Sergio Rodrigues

Ele foi um dos maiores nomes do design no Brasil

Fonte: Casa VogueAtualizado: segunda-feira, 1 de setembro de 2014 às 17:01
O designer Sergio Rodrigues em uma de suas mais famosas criações, a poltrona Mole, de 1961
O designer Sergio Rodrigues em uma de suas mais famosas criações, a poltrona Mole, de 1961

O dia é de tristeza para o universo do design e da arquitetura. Faleceu na manhã desta segunda-feira (1/9), aos 86 anos, Sérgio Rodrigues, um dos maiores nomes da criatividade brasileira.

De acordo com uma das funcionárias do escritório do designer, Sergio já apresentava um quadro de saúde debilitado há alguns dias. O motivo da morte não foi divulgado e a cremação acontecerá no Rio de Janeiro, na quarta feira.

Sergio foi, nos anos 1950, responsável por colocar a criatividade brasileira sob os holofotes internacionais. Enquanto Oscar Niemeyer e Lucio Costa revolucionaram a arquitetura do país, Sergio, que também era arquiteto, dedicou-se aos interiores, criando móveis robustos de madeira que rompiam com as referências européias e criavam um design despojado e  tipicamente brasileiro.

Uma de suas peças mais famosas, a poltrona Mole, de jacarandá e couro, venceu em 1961 o Concurso Internacional do Móvel de Cantù, na Itália, e tornou-se ícone do design nacional.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições