Tom Jobin ganha estátua de bronze na Praia de Ipanema

Cerimônia de inauguração ocorreu hoje, dia em que completa 20 anos de sua morte. Estátua foi feita pela artista plástica, Christina Motta.

Fonte: msn.comAtualizado: segunda-feira, 8 de dezembro de 2014 às 17:01
Tom Jobin
Tom Jobin

Uma estátua de bronze em homenagem ao cantor e compositor Antonio Carlos Jobim foi inaugurada nesta segunda-feira (8), na orla da Praia de Ipanema, na altura do Arpoador, zona sul do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de amigos, parentes e gestores de Tom Jobim, além da escultora da obra. A cerimônia ocorreu no dia em que o músico morreu, há 20 anos. 

A artista plástica Christina Motta informou que recebeu da prefeitura liberdade para escolher o formato da estátua. “Escolhi uma época em que Tom estava no auge e se tornou conhecido em todo mundo. Então, me baseei em uma foto dele na inauguração de Brasília, em 1961, em que ele estava andando com o violão nas costas, ao lado de Vinícius (de Moraes) no cerrado”, explicou.

Tom Jobin

Christina salientou que não o colocou de frente para a praia, pois a posição seria  muito óbvia. “Na instalação de uma escultura, é muito importante o pano de fundo. Queria muito que ele tivesse o mar e o céu atrás. Também penso que, nessa posição, é como se já tivesse tocado seu violão e estivesse indo para casa”, ressaltou.

Viúva de Tom, Ana Jobim se disse feliz com o tributo. “Uma homenagem é sempre bem-vinda. Esta, em especial, é mjuito carinhosa, Tom era um menino de Ipanema e costumava vir aqui (no Arpoador) para pescar. A estátua ficou muito bonita. Fico feliz que, no dia da inauguração, tenha feito um manhã linda de céu azul", comentou.

Para o jornalista Sérgio Cabral, Tom Jobim era um exemplo do carioca da zona sul. “Ele adorava o lugar, embora fosse um 'cara' internacional. Já morou nos Estados Unidos, onde o visitei, mas o lugar que realmente gostava era Ipanema”.

A gaúcha Heloísa Bergamin, moradora do Rio há dez anos, afirma que a homenagem faz jus ao cantor. “Tom é um referencial brasileiro da música. Além disso, não poderiam escolher lugar melhor para colocar a estátua, porque Ipanema era o que mais amava e o que mais cantava”, assinalou.

Carioca, Ili Melcher acredita que a estátua deve se tornar mais um ponto turístico da cidade. “Nós cariocas, assim como os estrangeiros, adoraremos tirar foto com a estátua do Tom nessa paisagem linda. Achei a homenagem sensacional”, acrescentou.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim era compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista. A revista norte-americana Rolling Stone avaliou Tom Jobim como o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira.

Foi também um dos criadores e principais forças da bossa nova, além de autor de músicas como Garota de Ipanema Samba do avião, que se tornaram símbolos do Rio de Janeiro, ganharam reconhecimento e foram regravadas por músicos de todo mundo. Competindo com os Beatles, Rolling Stones e Elvis Presley, Tom Jobim ganhou, em 1964, o Grammy de Música do Ano com Garota de Ipanema.

O compositor e maestro morreu em 8 de dezembro de 1994, com 67 anos, em Nova York, vítima de uma parada cardíaca, enquanto lutava contra um câncer.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições