A alimentação ideal para a saúde no outono

A alimentação ideal para a saúde no outono

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:14

Caracterizado pelo nascimento de frutos, pelo clima rigorosamente seco e a temperatura fria, o outono está presente durante os meses de março a junho. É nessa época do ano que pessoas com doenças crônicas, como asma, bronquite e que possuem problemas respiratórios precisam ter um acompanhamento médico mais frequente, além também do surgimento constante de resfriados e gripes.

Por isso, é preciso ter uma alimentação diferenciada e capaz de suprir as necessidades que o corpo precisa durante esse período. Para isso, redobrar a atenção e garantir um cardápio balanceado são itens fundamentais para o corpo humano.

Segundo a nutricionista Regina Fiozzini, é preciso incluir na dieta algumas vitaminas e saias minerais. “O clima seco pede que comamos frutas frescas, verduras em demasiado,além de legumes cozidos à vapor”, comenta Regina.

É imprescindível também consumir frutas com vitamina C para a prevenção de possíveis resfriados. “Eu recomendo tomar pelo menos, um copo de suco de laranja ao acordar e outro ao deitar. A laranja possui vitaminas para evitar que o corpo esteja suscetível a gripes”, ensina a nutricionista.

Durante o outono, beba bastante água, alimente-se com propriedade e esqueça os sanduíches.“Com a correria do dia a dia, as pessoas se alimentam de forma bastante errada. Nessa época do ano, é preciso redobrar a atenção e não deixar de se alimentar de duas em duas horas. Para isso, prefira sucos, barrinhas de cereais ou até mesmo uma fruta”, afirma Regina.

Dicas de alimentação para o outonoA nutricionista Regina Fiozzini dá algumas dicas e ensina como se alimentar no outono:

Consuma bastante rúcula, aipim, nozes e sucos como abacaxi com hortelã, laranja e acerola. “Invista em uma alimentação balanceada e saudável, como o famoso arroz com feijão, rúcula com condimentos e um bife grelhado”, recomenda a nutricionista.

Como o clima é bastante seco, beba bastante líquido. “A água é a melhor opção para se tomar em todas as estações do ano. Beber alguns copos durante o dia equilibra o organismo e traz a hidratação necessária ao corpo”, sugere Regina.

Opte pelos ensopados, afinal, é neles que você pode misturar diversos nutrientes em uma única alimentação. “As sopas são ideais para garantir energia e vitamina ao organismo. Invista nas receitas com legumes, feijão e carnes cozidas”, diz Regina Fiozzini.

Frutas como melancia, melão e abacaxi são ideais para hidratar o organismo. “As frutas cítricas também são ótimas opções para incrementar o cardápio”, ensina a nutricionista.

Porém, é preciso tomar certo cuidado e pedir orientações do seu médico para ele indicar a melhor dieta para todas as estações do ano. “Cada pessoa precisa ter determinada quantidade de nutrientes, açúcar e até sal diferentes. Por isso, é preciso visitar regularmente o especialista e realizar aqueles exames de rotina para garantir que o cardápio seja indicado exatamente para aquele tipo de pessoa”, sugere Regina Fiozzini.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições