Ataque cardíaco relacionado à menopausa antes dos 46 anos

Ataque cardíaco relacionado à menopausa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:11

De acordo com um estudo feito na Universidade do Alabama, dos Estados Unidos, mulheres que passam pela menopausa antes mesmo dos 46 anos têm duas vezes mais chances de sofrerem ataque cardíaco acidente vascular cerebral (AVC).

Durante 5 anos foram avaliadas 2509 americanas sem doença cardiovascular, 28% delas pararam de menstruar antes dos 46, sendo que a média de idade para entrar na menopausa é 51. Chegou-se à conclusão de que 3,3% das que sofreram menopausa precoce tiveram paradas ou ataques cardíacos ou morreram de patologias do coração.

Em contrapartida, apenas 1,5% do grupo que não parou de menstruar de forma precoce teve problemas coronarianos e  2,6% das mulheres com menopausa antes dos 46 tiveram um AVC, em comparação com 1% do outro grupo.

Leia também:

Os alimentos que prometem longevidade

Para ter uma memória de elefante

A dieta que aumenta risco de doença cardíaca e AVC; cuidado

Não se esclareceu o porquê da ligação entre menopausa precoce e riscos de problemas cardiovasculares, porém acredita-se que seja por conta da diminuição da taxa de estrogênio. "Pode ser uma associação genética, em que os genes que estão relacionados com a função ovariana também podem estar associados com doença cardiovascular”, disse a autora principal, Melissa Wellons.

 

 

 

Com informações de Terra

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições