Confira mitos e verdades sobre o café

Saiba mais sobre o café

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

O famoso café é preferência nacional, ele está presente de manhã ao acordar, depois da refeição no almoço, no lanche da tarde ou até mesmo durante o dia inteiro de expediente.

A verdade é que os brasileiros são um povo apaixonado pelo café. Existem muitos mitos e verdades sobre ele, alguns, inclusive, que você ainda não deve saber.

Confira, então, as respostas sobre essas dúvidas da maioria das pessoas quando o assunto é cafeína:

Causa pressão alta
 

MITO - O café pode até aumentar a pressão arterial e a frequência de batimentos cardíacos, mas pessoas que já estão acostumadas a tomá-lo não terão problemas. Quem não possui o hábito deve ficar mais atento. Se você bebe esporadicamente, o café pode funcionar como um gatilho para arritmia e dor no peito.

Muda a química corporal

VERDADE - O café consegue acelerar a frequencia respiratória, é um estimulante natural, pode chegar a triplicar a quantidade de adrenalina no sangue. No seu cérebro, a cafeína detém a adenosina, substância química que relaxa seus nervos e sinaliza a necessidade de dormir. Então, ele te relaxa e ao mesmo tempo te deixa com a sensação de alerta.

Muito café, a longo prazo faz mal

MITO - Esse mito existe pelo fato de que fumantes quando tomam café o metabolizam duas vezes mais rapidamente, acabam então tomando mais café ainda. Eles costumam ter problemas de saúde, mas não se engane, não é por consumir muito café e sim pelo consumo de nicotina.

Leia também:

Pesquisa conclui que beterraba melhora desempenho de corredores

A alimentação ideal para a saúde no outono

Confira dicas que te ajudarão na hora da dieta

Melhora o desempenho no treino

VERDADE - Sem a cafeína o organismo fica mais lento mentalmente e fisicamente. Uma pessoa que a ingere antes do exercício consegue se manter durante mais tempo praticando o esporte. "A cafeína pode ter efeito analgésico, que aumenta a resistência e reduz a fadiga muscular", afirma a nutricionista Isabella Correia.

Deixa mais esperta

VERDADE - O café consegue ativar o sistema nervoso central, facilitando os processos de memória e atenção. Portanto, tomar antes de uma prova ou antes de estudar sempre ajuda a manter acordado, absorver melhor a matéria e render mais.

 

 

 

 

 

Com informações de Revista Womens Health

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições