Exercícios ao ar livre fazem bem à saúde

Exercícios ao ar livre fazem bem à saúde

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

Um estudo realizado na Universidade de Glasgow com mais de 2 mil pessoas concluiu que fazer exercícios físicos como correr, caminhar ou andar de bicicleta em áreas verdes pode diminuir consideravelmente os níveis de stress, tensão e depressão.

Praticar exercícios em ambientes fechados, entre quatro paredes, não rende tantos bons resultados como ao ar livre.

Apenas 5 minutos em contato com a natureza já poderiam até melhorar o humor e a autoestima.

Confira outros benefícios:

Engordando menos

O ar fresco e a luz do sol inspiram a prática de exercícios. Um estudo publicado pelo Internacional Journal of the Obesity defende que crianças que passam mais tempo do lado de fora de suas casas tem menos chance 41% menos chances de serem obesas. Isso se deve à combinação de hábitos indoor: sofá, televisão, computador e vídeo-game.

Maior atenção e foco

 Uma pesquisa feita pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apontou que crianças portadoras de déficit de atenção são capazes de se concentrar melhor após 20 minutos de caminhada no parque.

Energia de sobra

Em 2009, um estudo da Universidade de Rochester, provou que 20 minutos gastos do lado de fora, ao ar livre pode ser mais revigorante que um xícara de café.

Leia também:

Mulheres acima de 50 também têm distúrbios alimentares

Perca peso apenas controlando a respiração

Para ter uma memória de elefante

Muita vitamina D

 Levar os exercícios para o lado de fora da academia é uma boa maneira de sintetizar a vitamina D. Um estudo feito na Universidade de Harvad mostrou que os adeptos aos exercícios rigorosos têm níveis de vitamina D mais adequados que as pessoas que não praticam essas modalidades.

Mais vontade de praticar exercícios

Um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, avaliou a frequência com que as pessoas praticavam exercícios. As que optavam por exercícios ao ar livre se mostraram mais propensas a repetir a atividade física dentro de um período.

Rápida recuperação

Segundo uma pesquisa feita na Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, apontou que os pacientes que tem contato frequente com a luz do sol apresentam recuperação mais rápida e menos dor que os pacientes que não vão aos ambientes externos.

 

 

 

 

Com informações de Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições