Há dois meses para o início do inverno, os cuidados com a voz devem ser tomados desde já. Devido o tempo seco da estação, o risco de problemas nasais como dor de garganta, rouquidão, entre outros problemas que podem resultar na
perda de voz.
Muitos têm o hábito de cuidar do corpo com o uso de hidratantes, e acabam esquecendo que a voz é também importante e exige cuidados no dias secos do outono/inverno.
"Nosso inverno é seco obrigando a respiração a se tornar mais nasal, o que é ótimo,uma vez que o nariz realiza o processo de filtragem (lembrando que no tempo seco, partículas de poeira ficam no ar). Por isso, é preciso deixar a região do trato laríngeo úmida e hidratada, tomando água com certa freqüência, o que já ajuda a manter a saúde vocal em dia. Dessa forma, evita-se o ressecamento confundido geralmente com gripe, fazendo com que a pessoa tome remédios erroneamente. Assim que aparecem os primeiros sinais, o ideal é procurar um médico", diz a fonoaudióloga Selene.
Neste tempo, o recomendado é aquecer o corpo. "Agasalhar o corpo de forma a protegê-lo e não sufocá-lo para que se possa trabalhar com naturalidade", acrescenta Selene.
Cerca de 70% dos empregos contratam funcionários para trabalharem diretamente com a voz. Para não ser pego desprevinido, alguns cuidados básicos devem ser tomados.
É preciso dar atenção ao tom de voz. "Uma voz bem trabalhada e educada não requer esforço, portanto, recomenda-se não gritar, até porque, como o ar está mais frio a possibilidade de irritação da região afetada é ainda maior",
Bebidas quentes são ótimas opções para aquecer a voz nos dias frios, mas com a temperatura ideal. "O líquido quando está em alta temperatura agride a mucosa da boca, trato laríngeo e tudo o mais. Essas bebidas devem ser degustadas em temperatura amena (morna) e devagar. Evite bebidas derivadas de leite antes do uso da voz, elas aumentam o esforço vocal por serem muito densas e demoram a se desgrudar das paredes das vias de acesso que também são usadas, como vibração, na voz", alerta a fonoaudióloga.
Conheça o que deve evitar e as recomendações indicadas pela Selene, para a saúde da voz:
Evite
-Bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos
-Fumaça;
-Poeira e pó de giz
-Tosse e pigarrear
-Bebidas e comidas fervendo ou muito geladas
-Gritar (reserve o grito para emergências e pedir socorro);
Em situação de Gripes ou resfriados:
-Se estiver rouco procure fazer repouso vocal (ficar em silêncio);
-Não sussurre, pois o sussurro força ainda mais as pregas vocais.
-Não se automedique nem use pastilhas. Procure um médico.
-Faça inalação somente com soro fisiológico (ou nebulização caseira com água quente, sem adicionar medicamentos ou aroma).
Alimentação saudável:
-Mantenha-se em forma e faça uma alimentação saudável.
-Beba bastante água, pois ajuda a lubrificar as pregas vocais.
Para uma boa projeção vocal:
-O corpo deve estar relaxado e bem posicionado, com o peso do corpo distribuído igualmente sobre os pés.
-O queixo paralelo ao solo e as vias respiratórias desobstruídas.
-A expressão corporal também auxilia na emissão da mensagem.
-Evite roupas apertadas, principalmente no torso e pescoço.
Com informações de: Banco de Saúde