6 dicas para aprender um novo idioma

Um bom resultado nos vestibulares exige um conhecimento extra: idiomas estrangeiros. Veja dicas de alguns especialistas procurados pelo UOL.

fonte: Guiame, com informações de UOL

Atualizado: Sexta-feira, 19 Agosto de 2016 as 4:44

Para ajudar na preparação para os exames, veja a dica de alguns especialistas. (Foto: iStock)
Para ajudar na preparação para os exames, veja a dica de alguns especialistas. (Foto: iStock)

Noções sobre línguas estrangeiras, seja o inglês ou espanhol, têm um peso extra no bom resultado nos vestibulares. Além de conhecimentos básicos no idioma, é preciso que você conheça as atualidades e cultura de outros países.

"Provas como Enem, Fuvest e Unicamp são de compreensão de textos. Você deve fazer a leitura de um texto, em geral, curto, e eles fazem as perguntas em português", explicou a professora Patrícia Senne dos Santos, supervisora de inglês no Anglo Vestibulares, ao UOL.

Para ajudar na preparação para os exames, o UOL conversou com alguns especialistas. Confira

1. Aprenda com séries, filmes e músicas

Sabe seu seriado favorito? Que tal vê-lo com legendas em inglês, por exemplo? "Você consegue se familiarizar principalmente com as palavras novas da língua, absorvendo o idioma", explica a professora Saray Azenha, coordenadora do cursinho Oficina do Estudante. Além disso, acompanhar a letra de uma música em outra língua ou ouvir e tentar transcrevê-la também ajuda. Quanto mais o idioma fizer parte do seu dia a dia, mais fácil e natural será o aprendizado.

2. Use aplicativos e sites para treinar

A professora Saray Azenha também recomenda que você use as plataformas digitais a seu favor. "Temos aplicativos e sites que treinam pronúncia, gramática e aplicam testes direto do celular", explica. Para os estudantes que ainda não têm muito domínio da língua, ela recomenda o aplicativo Duolingo, que é gratuito. Já para aqueles que querem se aprofundar no idioma, a sugestão da professora é o site Italki, que conta com professores e possui uma taxa.

3. Resolva provas anteriores

O professor Zizo (Rodrigo Vieira), do cursinho Maximize, recomenda que você resolva provas de língua estrangeira dos anos anteriores do vestibular que você vai prestar. "Observe qual tipo de texto cai, de onde ele é retirado. Veja os assuntos que mais aparecem e qual é o tipo de vocabulário exigido", explica.

4. Leia notícias de sites estrangeiros

Segundo a professora Patrícia Senne dos Santos, a prova de língua estrangeira dos vestibulares exige que o candidato tenha um bom repertório. Ou seja, você deve estar por dentro dos assuntos de atualidades, aquilo que é debatido no mundo hoje. Além disso, os textos que aparecem nos principais exames, como Enem, Fuvest e Unicamp, são notícias curtas. "O repertório é muito importante na hora da prova. Mesmo que não conheça muitos termos de um texto, você sabe do que ele está tratando, porque já ouviu isso no noticiário", explica.

Portanto, para cultivar este repertório e ampliá-lo é essencial que você leia sites de notícias no idioma que você vai optar no vestibular. "Por exemplo, o inglês. Você pode ler notícias curtas de sites como BBC, The Guardian, The New York Times, Washington Post e The Economist".

5. Amplie seu vocabulário

A professora Saray Azenha recomenda que você constantemente busque aprender novas palavras. Isso é útil não só para o vestibular (pense: quanto mais palavras você souber, mais fácil fica a leitura e escrita de textos), como também para dominar um idioma mais rápido: conhecendo mais vocábulos, você consegue falar e se expressar cada vez melhor. Para isso, valem seriados, filmes e músicas, que foram citados anteriormente, e também uma programação regular de estudos. "Tente fazer um cronograma e estudar regularmente a língua. Você deve fazer uma imersão: ler, ouvir e conversar nesse novo idioma", recomenda a professora.

6. Na prova, não se preocupe com as palavras desconhecidas

"Não se preocupe com as palavras que não sabe. Mesmo com pouco vocabulário, você pode acertar muitas questões usando a estratégia correta", explica a professora Patrícia Senne dos Santos. Então, siga os macetes dela: "Em primeiro lugar, observe se o texto tem título e, depois, veja a fonte dele. Isso já ajuda, porque mostra qual será o assunto. Por fim, dê uma olhada nas perguntas, porque elas podem dar uma orientação sobre o que o texto está falando". Além disso, não se preocupe em traduzir o texto na íntegra. "A maior parte das questões tem relação com as informações principais do texto. Se você pegar a ideia geral, já consegue acertá-las", completa a professora.

veja também