MENU

Geral

Como o Espírito Santo trabalha em minha vida?

Entenda, de maneira simples, quem é Ele, o que Ele faz, e como ouvir Sua voz.

Fonte: Guiame, com informações de Ignite Your FaithAtualizado: terça-feira, 8 de dezembro de 2015 às 22:37
Como o Espírito Santo trabalha em minha vida? (Foto: Reprodução)
Como o Espírito Santo trabalha em minha vida? (Foto: Reprodução)

Questão: “A Bíblia fala sobre ser conduzido pelo Espírito Santo. Pode me explicar como Ele trabalha em minha vida?”

Resposta: Estar interessado pelo Espírito Santo é ótimo, porque é impossível seguir à Deus se você não for guiado pelo seu Espírito. E a única forma de ser guiado pelo Espírito é seguindo a orientação de Deus de encher-se do Espírito (Efésios 5:18).

Cuiriosamente, Deus contrasta o “ser cheio do Espírito” com “estar bêbado”. Alguém que está bêbado é controlado e consumido pelo álcool. Mas alguém que está “bêbado no Espírito” é controlado e consumido pelo Espírito, que nos auxilia a viver em santidade.

Como podemos ser cheios do Espírito? O Espírito Santo entrou em você quando você entregou sua vida para Jesus, e se tornou um Cristão. Mas nós precisamos continuamente entregar as áreas de nossa vida a Ele e pedir ao Espírito Santo que nos direcione, nos guie e nos ajude a fazer as coisas que Deus deseja que façamos.

O Espírito Santo tem muitos papéis.  Em João 14, por exemplo, Jesus diz que o Espírito vai confortar-nos quando estivermos magoados. “Não vos deixarei órfãos”, disse Jesus (14:18), prometendo que o Espírito nos trará paz (14:17).

Jesus também dia que o Espírito vai nos lembrar as coisas que aprendemos sobre Deus (14:26) – o que também significa que o Espírito vai nos ajudar quando precisarmos falar com os outros sobre nossa fé.

Em João 16, Jesus se refere ao Espírito como o “Consolador” que nos guiará em nosso cotidiano e nos convencerá do pecado (16:8). Deus quer nos livrar daquilo que o desagrada: o Espírito trabalha com nossa consciência, nos fazendo atentos para o pecado em nossas vidas.

Romanos 8 nos diz que o Espírito Santo nos ajuda a orar (8:26). Todos nós temos ido a Deus e dito “Senhor, eu não sei orar direito, não sei o que dizer”. O Espírito nos ajuda nesse momento, e realmente intercede por nós, fazendo as orações por nós.

Agora, o Espírito Santo não pode fazer todo o trabalho por nós. Nós ainda somos responsáveis pela nossa parte – especialmente em ler a Bílbia e orar, perdindo ao Espírito que nos mostre a verdade e nos ensine a viver.

Como identificar a voz do Espírito Santo?


E nós saberemos quando é o Espírito quando compararmos sua voz com a verdade da Palavra de Deus. (Foto: Reprodução)

É importante lembrar que o Espírito Santo não nos levará a fazer nada que vá contra as Escrituras. As pessoas costumam justificar suas atitudes dizendo “Minha consciência me disse...”, “O Espírito Santo me disse...”.

 Nós precisamos ter certeza que estamos ouvindo a voz do Espírito Santo, não a voz dos nossos próprios desejos. E nós saberemos qual é qual comparando essa voz com a verdade da Palavra de Deus.

Como você pode dizer que está sendo guiado pelo Espírito Santo? Pelos “frutos” de sua vida – suas atitudes e ações. Gálatas 5:22-23 diz “o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, mansidão e domínio próprio”.

Essas coisas são evidentes em sua vida? Dois versos depois, a palavra diz “Se vivemos pelo Espírito, andemos também em Espírito”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições