Durante uma semana de 2012, o Facebook manipulou o algoritmo usado para distribuir os posts no feed de notícias do usuário para verificar como isso afetou o seu humor.
Conduzido por pesquisadores associados ao Facebook, pela Universidade de Cornell, e pela Universidade da Califórnia, o estudo foi publicado em junho na 17ª edição dos Anais da Academia Nacional de Ciência.
O objetivo era verificar se o número de palavras positivas ou negativas nas mensagens lidas pelos usuários resultaria em atualizações positivas ou negativas de seus posts nas redes sociais.
Ficou observado que o uso de palavras positivas ou negativas dependeu do conteúdo a que o internauta foi exposto.
"Estados emocionais podem ser transferidos para os outros por meio do contágio emocional, levando as pessoas a experimentarem as mesmas emoções de modo inconsciente. Estes resultados provam que as emoções expressas pelos outros no Facebook influenciam nossas próprias emoções, o que evidencia o contágio em larga escala via redes sociais", disseram os estudiosos.
De acordo com as normas do Facebook, a pesquisa é considera legal, mas discute-se agora se ela seria ética.
A notícia gerou espanto e revolta em muitos usuários da rede social.
com informações do G1
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições