MENU

Geral

Por que Deus não responde às nossas orações?

A Bíblia ensina que Deus responde as orações (João 16:24). Mas existem algumas coisas que precisamos lembrar.

Fonte: Guiame, com informações de Ignite Your FaithAtualizado: quinta-feira, 17 de dezembro de 2015 às 11:07
Algumas vezes parece que nossas orações não passam do teto (Foto: Reprodução)
Algumas vezes parece que nossas orações não passam do teto (Foto: Reprodução)

Todos nós, cristãos, tentamos manter uma constância em oração, afinal, a oração é a base para um relacionamento com Deus. Mas nem sempre nossas orações tem alguma resposta. Algumas vezes parece que nossas orações não passam do teto.

Nem sempre esse sentimento é a verdade. A Bíblia ensina que Deus responde as orações (João 16:24). Mas existem algumas coisas que precisamos lembrar.

Primeiramente, podemos não entender a resposta porque ela é diferente do que esperávamos. A resposta pode ser simplesmente "não". E mesmo sem entender o motivo dessa resposta, ela é sempre a melhor. Ele nos ama, e sua resposta é sempre a que realmente precisamos... Mesmo que não seja necessariamente a que queremos.

Sim, a oração é um momento para ser honesto com Deus acerca do que queremos. Mas também é um momento para reconhecermos de quem realmente é o controle. E é um momento para pedir ajuda a Deus para compreendermos - e aceitarmos - o que Ele deseja para nossas vidas.

Tendo dito tudo isso, ainda existem outras razões que podem tornar nossa oração sem eficácia. Se parece que nossas orações não são respondidas, precisamos nos perguntar:


As pessoas devem pertencer a Deus antes de se comunicar com Ele (Foto: Reprodução)

Estou orando com motivações erradas?
A Biblia diz: "Vocês pedem, e não recebem, porque pedem mal, para o gastardes em vossos prazeres." Se nós apenas ficarmos pedindo coisas para Deus - como se ele fosse uma espécie de gênio da lâmpada - precisamos analisar nossas motivações. Orar é muito mais que desejar conseguir coisas. É dar adoração a Deus e agradecer a Ele por sua bondade.

Confessei meus pecados a Deus?
Pecados sem confissão nós separam tanto de Deus, que Ele não consegue ouvir nossas orações: "Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaias 59:1-2). Há algo que você precisa confessar pra Deus?

Dei mais importância a algo que não era Deus?
Deus disse ao profeta Ezequiel que algumas pessoas "levantaram os seus ídolos nos seus corações, e o tropeço da sua maldade puseram diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles?" (Ezequiel 14:3). Os ídolos nem sempre são apenas as imagens de deuses falsos. Qualquer coisa que se torne mais importante que Deus – pode ser até a sua popularidade, suas notas — é um ídolo. Pergunte a si mesmo: "Existem ídolos em minha vida nesse momento?"

Estou estudando a Palavra de Deus?
Jesus disse, “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavra estiverem em vós, pedireis tudo o que quiseres e vos será feito” (João 15:7). Você tem dedicado tempo suficiente à Bílbia?

Todos esses pontos são vitais, claro, mas o mais importante é que as pessoas devem pertencer a Deus antes de se comunicar com Ele.”Quem é de Deus, escuta suas palavras” (João 8:47).
n 8:47).

Como cristãos, precisamos colocar Deus em primeiro lugar nas nossas vidas a fim de ter uma vida de oração efetiva. Se você faz isso, Deus ouve suas orações e as responde. E é preciso crer e confiar que Deus está te dando a melhor resposta sempre: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará tuas veredas” (Provérbios 3:5-6).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições