'SQN' - Você conhece as principais expressões das redes sociais?

'SQN' - Você conhece as principais expressões usadas nas redes sociais?

Atualizado: Sexta-feira, 14 Fevereiro de 2014 as 4:31

redes sociaisNa internet, principalmente nas redes sociais, é possível encontrar tantas gírias, abreviações e expressões diferentes que dá pra ficar perdido.
 
E elas são tão rotineiras que as mais comuns passam batido. Mas será que você conhece o significado de todas elas, ou pelo menos da maioria?
 
A equipe do TechTudo separou algumas e mostra o significado:
 
AFF -  Usada para demonstrar descontentamento, cansaço, insatisfação, indignação ou discordância. Ao pronunciar essa “palavra” repare o som emitido: é como um suspiro por falta de paciência.
 
ADD - Vem de Add, em inglês. Significa “adicionar”, como por exemplo: “Me add no Facebook?” ou "Vou add você!".
 
AMG - Significa “amigo” ou “amiga” e pode ser aplicado de diversas formas como “amg, você sabe o endereço da festa?”.
 
BBQ ou BBK - É a abreviação do termo “babaca” nas redes sociais. É preciso prestar muita atenção para não confundir com "barbecue" (churrasco).
 
BFF - Muito usada por mulheres, a abreviação de “Best Friends Forever”, em português “melhores amigas para sempre”, serve para dizer que considera alguém uma melhor amiga: “Gabi, minha bff, falou que a festa foi ótima!”, por exemplo.
 
BJS - Significa "beijos". Usada para se despedir do seu amigo ou ao final de alguma mensagem enviada por você. Existem também outras abreviações para a palavra, como bj, bjo, bjos, bjk, bjoks, bju, bjx.
 
BRINKS - Serve para mostrar que a frase não é para ser levada a sério. Significa "brincadeira", no "vocabulário digital". Você diz que aquilo não passa de uma "brinks" ou que você está de "brinks".
 
BTW - São as iniciais das palavras que formam a frase, em inglês, “By The Way”. Quer dizer  “a propósito”, é usada, principalmente, para acrescentar algo no assunto durante uma conversa, como por exemplo: “Saquei dinheiro no caixa automático. BTW, muitos bancos agora não cobram tarifas até quatro saques no mês nesses terminais”.
 
CMG - Significa “comigo”. Por exemplo: "ele está cmg na festa hoje".
 
CTZ – Significa "certeza" ou "com certeza". Outras abreviações dessas palavras também são muito comuns, como CTZZ, CTZA, COM CTZA. Essas podem ser usadas para afirmar o que foi dito ou até para ironizar.
 
FIKDIK - Serve para mostrar que a mensagem é um conselho, já que significa “Fica a dica”. Por exemplo: “Oi amg, as lojas do shopping estão todas em liquidação. FIKDIK”.
 
GLR - Uma espécie de abreviação de “galera”. Por exemplo: “glr, vamos marcar de nos encontrar?”.
 
LOL - Esta é a abreviação de “Laughing Out Loud”, em inglês. Significa “rindo alto”, em português. Serve para você dizer que você está rindo muito, que está às gargalhadas, sobre um acontecimento. 
 
Também existem outras formas de rir à toa, como ROFL ou ROTFL (Rolling on the floor laughing – rolando de rir no chão) ou LOLZ. O uso do LOL pode substituir os “kkkk” e os “hahaha” e tantas outras gargalhadas mais comuns que exigem muitos caracteres, ou mesmo ser usado depois delas.
 
MSG - Abreviação da palavra “mensagem”. Exemplo: "enviei uma msg para você ontem".
 
MSM - Ajuda a economizar caracteres ao escrever “mesmo”. Por exemplo: “É isso msm!”.
 
N - A letra sozinha é usada para dizer “não”, em qualquer ocasião durante um bate-papo na rede.
 
NSFW - Significa não abra no trabalho (do inglês, “Not Safe For Work”, "não seguro para ao trabalho", em português. Um aviso ao amigo quando é enviado algum conteúdo "impróprio", por exemplo.
 
OMG - Expressão muito usada para expressar espanto e quer dizer “Ai meu Deus”. Vem da expressão em inglês, “Oh My God”.
 
ORLY - É a abreviação da expressão interrogativa, em inglês, “Oh, really?”. Significa algo como “Sério?”, em português. Usada quando um amigo conta algo impressionante ou mesmo ironizando ao contarem uma mentira durante uma conversa. 
 
PFV - Significa “por favor”. Existem outras siglas usadas, como PF, PFVR, PLZ (de please, por favor em inglês). Usada para pedidos ou como ironia em relação a algum comentário.
 
PLMDDS - É uma redução de “Pelo Amor de Deus”. Usada para pedir alguma coisa ou para exclamar a sua indignação por algo.
 
PQ - Abreviação de “por que” ou “porque”. Assim como muitas outras, essa é usada para economizar caracteres na conversa.
 
SDDS - É uma abreviação da palavra "saudades". Você pode usar durante uma conversa ou em uma foto antiga, por exemplo.
 
SDV - Essa gíria é muito usada no Twitter e no Instagram e significa “Segue de Volta”. Usada por usuários ao pedir para que os outros o sigam também nessas redes sociais; o popular "Follow Back".
 
 SQN - Famoso no Twitter como hashtag, significa “Só que não”. Ela está muito presente nas redes sociais, sendo citada pelos usuários quando dizem algo contrário do que pensam. Exemplo: “adoro carnaval. #sqn”.
 
VDD - É a abreviação da palavra "verdade". Existem também outras variações dessa, como VRDD e VDDR, que quer dizer "verdade verdadeira". Você pode usar para concordar com o que alguém disse online.
 
WTF - Abreviação da pergunta, “What The F***?”. Algo como “Que porcaria é essa?”,  em português). Sempre usada quando você se espanta com alguém ou alguma coisa. “Vocês viram o filme de ontem? WTF?”.
 
XOXO - Significa “Beijos e abraços”. Muito usada ao se despedir em um bate-papo ou em uma mensagem. Você também pode escrever “xxx” (só beijos) e “xoxoxoxoxo”. Use quantos "xos" você quiser, para mandar muitos beijos e abraços para alguém.
 
 
com informações do TechTudo

veja também