Veja lista de seriados e filmes para estudar história

Com a ajuda de professores, o UOL listou 8 filmes e seriados que podem te ajudar nos estudos de história.

fonte: Guiame, com informações de UOL

Atualizado: Quinta-feira, 11 Agosto de 2016 as 10:05

Séries como "House of Cards" podem ajudar a entender contextos históricos e questões contemporâneas. (Foto: Divulgação/Netflix)
Séries como "House of Cards" podem ajudar a entender contextos históricos e questões contemporâneas. (Foto: Divulgação/Netflix)

É possível passar o tempo livre se divertindo e ao mesmo tempo memorizando situações que parecem ser super complexas nos livros. Danilo Zanetti, professor de história da escola Dínamis, fez uma lista de seriados que retratam diferentes momentos históricos. Os filmes que tratam de questões contemporâneas ficaram por conta de Camila Alexandrini, professora de português e literatura da plataforma "Me Salva!", Confira:

1. "House of Cards"

Para o professor Danilo Zanetti, o seriado é interessante para observar as questões políticas, a disputa de poder e as articulações nos bastidores do governo norte-americano. "É bom lembrar que estamos em ano de eleição presidencial nos Estados Unidos, então, assuntos relacionados ao País, como sua independência, Constituição, política externa e interna e a questão racial são frequentemente cobrados nos vestibulares", diz.

2. "Anti-herói americano"

A professora Camila Alexandrini recomenda o longa também para pensar sobre os Estados Unidos. Inspirado na história real do quadrinista Harvey Pekar, o filme, segundo ela, serve de ponto de partida para refletir sobre "a crise do sonho americano". "Esse assunto tem sido bastante frequente com as eleições norte-americanas e a candidatura do republicano Donald Trump", conta.

3. "Downton Abbey"

"A história deste seriado começa no dia do naufrágio do Titanic e acompanha as consequências do evento na vida de uma família nobre da Inglaterra. Podemos observar a Primeira Guerra Mundial, a luta pelo voto feminino, os conflitos políticos e a decadência do sistema social", conta o professor Danilo Zanetti.

4. "Cidade de Deus - 10 anos depois"

A professora Camila Alexandrini recomenda o documentário "Cidade de Deus - 10 anos depois" para refletir sobre a questão negra. "Ele fala sobre os atores do filme 'Cidade de Deus', que são quase todos negros, e quais são as carreiras que eles tiveram dez anos depois. Em resumo, muitos não trabalham mais com televisão ou cinema ou, se atuam, é como um personagem que é ladrão ou morador de rua. Eles sofrem preconceito também no cinema", explica.

5. "The Tudors"

Para o professor Danilo Zanetti, o seriado "The Tudors" ajuda a estudar a Reforma Protestante na Europa e a formação da Igreja Anglicana. "É uma série baseada na história de Henrique VIII, rei da Inglaterra e responsável por fundar sua própria igreja, além de se separar de sua primeira esposa para casar com outra, atitude impensável para a época", conta.

6. "Transamérica"

Para refletir sobre a questão da transexualidade, a recomendação da professora Camila Alexandrini é o filme "Transamérica". "Ele fala sobre uma transexual e todo processo pelo qual ela passa para conseguir a identidade, ser aceita na sociedade e também o quanto ela reproduz um padrão de mulher que talvez deveria combater", afirma.

7. "Anos Rebeldes"

Esta série brasileira retrata o Rio de Janeiro durante o período da ditadura militar. "Ela tem uma visão romantizada e própria da classe média da época, porém mostra parte da realidade vivida no período da ditadura civil-militar de 1964, tema recorrente nos vestibulares e na nossa contemporaneidade", explica Danilo Zanetti.

8. "Xingu"

O filme brasileiro "Xingu" pode ser interessante para aprender sobre a questão indígena, segundo a professora Camila Alexandrini. O longa narra a história dos irmãos Villas-Boas, durante uma expedição que percorreu a área central do Brasil nos anos 1940.

veja também