MENU

Geral

Você ama Shakespeare... Só não sabia disso ainda

Conheça algumas das modernas adaptações das histórias do escritor

Fonte: Indiretas do BemAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:02
shakespeare
shakespeare

shakespeareSe você quer dizer que alguém é um leitor sério, austero, intelectual, você provavelmente dirá que ele lê até Shakespeare. O velho Bardo, dramaturgo britânico, nunca foi conhecido por sua linguagem fácil ou temas leves… Bem, mas até que devia.

Na ultima quarta feira, dia 23, comemoramos os 450 anos do nascimento de William Shakespeare. Nesses 450 anos, as peças de Shakespeare receberam todos os tipos de tratamento em adaptações – de épicos completamente fiéis ao texto, companhias completas de teatro dedicadas ao autor, filmes, novelas, referências em músicas. Vamos passar por três filmes, uma novela e um combo de músicas que prova que você também faz parte do grupo de fãs de coração do Bardo?

A peça: A Megera Domada
As adaptações: 10 coisas que eu odeio em você e O Cravo e a Rosa

A Megera Domada é, até a presente data, uma das mais divertidas histórias de comédia e romance que já foram escritas. Não é surpresa, então, que duas de suas adaptações para as telas também são clássicos de seus tempos. 10 coisas que eu odeio em você é o filme adolescente mais influente dos anos 90 (vamos lá, não é todo filme que pode dizer que incluía Joseph Gordon-Levitt e Heath Ledger no início de suas carreiras). Kat Stratford virou um ícone para todas as garotas rebeldes que cresciam naquele período, e não são poucos aqueles que ainda sofrem de nostalgia ao ouvir qualquer pedaço da sua trilha sonora.

Representando uma Catarina mais madura, mas igualmente agressiva e divertida, tivemos Adriana Esteves na novela O Cravo e a Rosa. Juro, juro, de coração, que essa é uma das melhores novelas de época que o ignorado horário das 18h já viu. Impossível não se divertir.

A peça: Hamlet
A adaptação: O Rei Leão

Imagino a ousadia do roteirista que entrou nos portões da Disney dizendo: que tal transformar a tragédia Hamlet, uma das peças mais pesadas de Shakespeare, em um desenho animado com animais? O príncipe da Dinamarca se transformou no Príncipe da Savana, o jovem leão Simba, tomado por culpa após o assassinato do seu pai em uma conspiração familiar. Leve, não é? Pelo menos tínhamos Hakuna Matata para aliviar o peso e a intensidade deste que é, possivelmente, a melhor animação da história.

A peça: Noite de reis
A adaptação: Ela é o cara

Seguindo o caminho de 10 coisas que eu odeio em você (e da adaptação do livro Emma, de Jane Austen, em “As Patricinhas de Beverly Hills), a comédia Noite de Reis também teve seu tratamento adolescente. Ela é o cara coloca Viola jogando futebol e vencendo o machismo, conquistando seu espaço e o coração do “Duque” Duke Orsino. O melhor de tudo? Amanda Bynes em um dos seus últimos bons momentos antes das drogas, e a revelação do rapaz que hoje virou estrela, Channing Tatum.

A peça: Romeu e Julieta
As adaptações: Romeo and Juliet (Dire Straits) e Love Story (Taylor Swift)

Romeu e Julieta já foi adaptado da maneira clássica (por Zeffirelli), em ambiente moderno (por Baz Luhrmann) e com zumbis (em Meu Namorado é um Zumbi). Mas a música também abraçou o tema do casal separado pelo ódio entre famílias. Para citarmos só duas, vamos ficar com a clássica dos roqueiros do Dire Straits (se você não conhece, seus pais conhecem!) e o adorável hino romântico da jovem Taylor Swift. It’s a love story, baby just say yes.


- Ana Clara
Indiretas do Bem

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições