5 coisas inúteis que solteiros não aguentam mais ouvir

O solteiro na igreja se vê bombardeado pelos conselhos bem-intencionados, mas inúteis.

fonte: Guiame, com informações de Crosswalk

Atualizado: Quinta-feira, 21 Janeiro de 2016 as 11:41

Cada vez que um solteiro ouve isso, deve ter vontade de “cortar os pulsos”. (Foto: Reprodução)
Cada vez que um solteiro ouve isso, deve ter vontade de “cortar os pulsos”. (Foto: Reprodução)

A vida de um jovem solteiro pode ser difícil. A vida de um solteiro Cristão, por outro lado, pode ser ainda pior. Não raramente, o solteiro na igreja se vê bombardeado pelos conselhos bem-intencionados dos seus amigos comprometidos. Bem-intensionados, mas inúteis.

Abaixo uma lista de coisas que você nunca deve dizer aos seus amigos solteiros, coisas essas que eles já estão cansados de ouvir.

“Ah, você deve ter tanto tempo livre”

Essa geralmente é uma tentativa de apontar um lado positivo. Mas às vezes isso sugere que a agenda do seu amigo solteiro - e a vida toda dele - esteja em branco (vazia de coisas significativas) quando não há um companheiro em sua vida. Realmente, quando estamos solteiros, temos apenas uma pessoa em nossa agenda para coordenar, ao invés de duas. Mas ainda assim, há muitas coisas importantes no nosso dia que não tem nada a ver com nossa vida amorosa.

 “É, você sabe, deveríamos fazer mais pelos solteiros aqui na igreja…”

Sabe aquele seu amigo da escola, que você não vê mais? Lembra como é quando vocês se encontram e prometem que vão passar mais tempo juntos, mesmo você sabendo no seu interior que isso não vai acontecer? Sim, é isso que seus amigos não casados sentem quando você faz esse comentário. Não é que as igrejas não sejam sinceras, mas nós sabemos o fluxo da vida, e que algumas vezes às vezes ficam no caminho.


Há muitas coisas importantes no nosso dia que não tem nada a ver com nossa vida amorosa (Foto: Reprodução)

“Casar é muito bom!”

Não sou nem contra casamentos, nem contra relacionamentos. Mas aqueles que já são casados precisam perceber que o casamento já é muito enfatizado como um ideal de vida em todas as áreas da sociedade – nos cinemas, na cultura, e especialmente na igreja. Quem está solteiro não precisam de mais vozes nos dizendo como é incrível e maravilhoso ter um companheiro na vida.

 “Celibato é um dom!”

Sem querer dramatizar, mas cada vez que um solteiro ouve isso, deve ter vontade de “cortar os pulsos”. Sim, a Bíblia nos diz que celibato é um dom (1 Coríntios 7:7-8), mas também afirma várias vezes que o celibato é um dom específico para algumas pessoas (Mateus 19:10-11). Para aqueles de nós que ainda tem o desejo de constituir uma família, deparar-se com a sugestão dessa é quase como nos marcar como um caso perdido. É como em um campeonato de futebol da pré-escola quando alguém ganha um prêmio de consolação: você sabe que estão tentando fazê-la se sentir melhor, mas isso apenas torna tudo muito pior.

“Use esse tempo para se edificar!”

Ao invés de supor que seu amigo está esperando encontrar alguém para ser estimulado em seu crescimento pessoal, celebre o que Deus já está fazendo em sua vida. A parte mais difícil de ser solteiro é sentir-se sozinho ministerialmente – ter encorajamento, um parceiro de oração e alguém que divida conosco essa caminhada com Cristo. Uma comunidade cristã foi chamada para reconhecer trabalho do Espírito Santo uns nos outros – com ou sem uma aliança no dedo.

veja também