Aos Rocky Balbonianos - sobre hombridade

Essa é a nossa missão rocky balboniana: ser homens de verdade. Ou seja, ser mais parecido com Jesus ( Rm 8:29)

Fonte: evangelhourbano.com/Atualizado: quinta-feira, 28 de agosto de 2014 às 18:51
Rocky Balboa
Rocky Balboa

Rocky BalboaA sua principal missão não é conseguir sair da casa dos seus pais, poder pagar as suas próprias contas por si só, comprar um carro; não é ter um bom emprego, casar com uma linda mulher, construir uma casa, escrever um livro, plantar uma árvore e ter filhos. Tudo isso tem que fazer parte da sua vida. É bom pensar e sonhar com essas coisas, mas isso não pode significar que essa é a sua missão principal. Essas coisas não são a razão do seu viver. Você nasceu para ser homem, não menino.

Você já viu aqueles caras que se acham engraçados porque zombam ou fazem uma gracinha com todo mundo, sem nenhum tipo de respeito? Já viu como essas caras se acham fortões porque muita gente tem medo deles? Que se acham o “rei da cocada preta” ( expressão baiana para “um zero a esquerda que quer ser alguém”) porque tem um carrão ( com aquele som nas alturas), uma mulher de capa de revista e muito dinheiro ( que geralmente vem do pai)? Bom, esses caras não são homens de verdade. São idiotas. São meninos.

Mas ai surge a pergunta: o que é ser homem de verdade? Resposta curta e direta: é ser igual a Jesus, porque ele foi ( e é) o único cara em toda história cuja masculinidade foi 100% verdadeira e perfeita. Não há uma falha sequer. Portanto, embora existam muitos homens de Deus que nos ajudem nessa área, Jesus é o nosso guia infalível. Cara, como podemos aprender muito sobre o que é ser homem de verdade só olhando para Jesus. E é exatamente isso que vamos fazer agora.

(1) Ser homem de verdade é, antes de tudo, amar a Deus com todo o seu ser, alma, entendimento e esforço ( Mt 22:37,38). Jesus, embora sendo Deus e homem, fez isso como ninguém. Não tem como você ser homem de verdade sem se relacionar com o Criador da masculinidade. Ele sabe tudo sobre esse assunto, por isso é importante ter um relacionamento profundo com Deus. (2) Ser homem de verdade é ter um emprego. Nós homens somos desafiados a ser os provedores do lar, o responsável pela nossa casa. E um dia sairemos da teoria e entraremos na prática. Esse peso deve cair sobre nós, não sobre os ombros das mulheres. Jesus até por volta de 30 anos trabalhava como carpinteiro, profissão que ele aprendeu do seu “pai José” ( Mt 13:55; Mc 6:3). O trabalho para o homem não é questão de escolha, é questão de masculinidade autêntica. Provérbios é o melhor livro para falar sobre isso. Fala mais ou menos assim: não seja preguiçoso, cara! ( Pv 6:6-10; 10:4; 12:11 e vários outros ). 2 Ts 3:10: “se alguém não quiser trabalhar, também não coma!”. Então seja homem igual a Jesus: trabalhe, porque “o salário do justo traz vida”( Pv 10:16) e “todo trabalho árduo traz proveito” (Pv 14:23). Trabalhamos, homens, porque o nosso Deus trabalha até hoje como nos ensinou Jesus ( Jo 5:17). Nós fomos criados imagem e semelhança dele ( Gn 1:27) e é por isso que devemos arregaçar as mangas. Por favor, parem de ser meninos, parem de ser preguiçosos. Sejam homens!

( 3) Ser homem de verdade é saber valorizar as mulheres. Galera, não conheço um cara que valorizou mais as mulheres como Jesus. Existem vários episódios sobre essa verdade: Jesus tratou com respeito uma mulher adúltera, dando respeito e perdoando os pecados dela ( Jo 8), conversou com prostituta e ensinou teologia para ela – coisa que ninguém faria na época (Jo 4), teve amigas (Jo 11:5) e, após ressuscitar, apareceu primeiro para as mulheres, que nada mais é do que outra forma de valorização. Cara, valorize as mulheres da sua vida. Trate bem sua avó, sua mãe, sua irmã, sua namorada, as mulheres em geral ( cf. 1 Tm 5:2,9). Respeite-as, valorize-as, façam as meninas da sua igreja serem bem tratadas pelos meninos para que elas não precisem olhar para fora. Tratem como princesas, porque de fato são. No caso do namoro, pelo amor de Deus, não toque no corpo dela. Não faça nada que manche a história dela. Você é responsável por isso, mano. Seja homem. Diga não aos seus desejos distorcidos e honre a deus ao honrar sua namorada. Seja igual a Jesus.

(4) Luta contra injustiça. Vemos isso na vida de Jesus, quando ele cura o leproso, o cego, aliementa os famintos, ressuscita dos mortos; quando confronta os religiosos da época. Amigo, pelo o que você luta? Qual é a injustiça que você tem lutado contra? Eu tenho lutado contra as mentiras que se levantam contra o cristianismo. Eu tenho tentado lutado contra os homens que tratam mal as suas mulheres ou as mulheres em geral. Eu luto contra o aborto. Eu quero lutar contra a pobreza. Eu preciso lutar.

(5) Jesus ficou irado, não só uma vez, mas várias ( Mt 23; Jo 2:12-25 e tantos outros). Ficou irado com os religiosos, com os seus discípulos e com as pessoas. Eu estou lendo o livro de João agora e quando li a passagem de Jo2:12-25, na qual diz que Jesus expulsou a galera com um chicote ( os pós-modernos não vão gostar dessa! Jesus não é amor? Por que ele fez isso? Por que não pediu gentilmente para as pessoas sairem?), fiquei refletindo o seguinte: “nós homens precisamos nos irar mais. Mas não com o cara que lhe traca no trânsito. Nem com as pessoas que enchem seu saco ou coisa parecida. Devemos nos irar com os roubos, os assassinatos, as maldades, o pecado, a mentira, a corrupção. Devemos nos irar contra o aborto, contra desvalorização das mulheres e um monte de coisa. Alguns caras as vezes oram para Deus tirar essa ira justa deles: “Senhor, tira isso de mim”. Deus quer responder para você: “Ei, ou você parte a cara desse cara ou faço eu!”. Cara, se minha irmã estiver para ser violentada por alguém, eu não penso duas vezes: pulo em cima do cara e desço-lhe o braço. Posso até apanhar, mas não vou permitir que faça qualquer coisa com minha irmã. Ser homem é saber quando dever se irar, o que fazer com sua ira e não pecar quando ficar irado ( cf. Ef 4:27,28).

(6) Jesus foi 100% homem de verdade e mesmo assim demonstrou seus sentimentos. Ele chorou na frente das pessoas ( Jo11:35), ficou chateado, contou para os seus discípulos que estava muito triste(Mt 26:38; Mc 14:34), elogiava as pessoas ( Mt 11:11, Lc 7:9) e por ai vai. Por que você fica com medo de demonstrar seus sentimentos? O verdadeiro homem é aquele que sabe o que sente, demonstra o que sente, mas continua seguindo em frente independente do sentimento.

Essa é a nossa missão rocky balboniana: ser homens de verdade. Ou seja, ser mais parecido com Jesus ( Rm 8:29). Se você há muito tempo deixou de ser um homem de verdade, arrependa-se, mano. Volte-se para Jesus para encontrar perdão dos seus pecados e viver uma nova vida. Volte-se para Jesus para aprender o que é ser homem de verdade.
Está na hora de você se esforçar para isso, treinar mais, colocar sua luva e se preparar, porque chegará um dia que você realmente precisará lutar contra um monte de coisa. Amigo, eu lhe desafio a ser igual a Jesus.

Aos Rocky Balbonianos,


- F. P. Mastrillo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições