Brigas, feridas e cicatrizes

Brigas, feridas e cicatrizes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:03
coraçãoQuando tinha 15 pra 16 anos, comecei a sentir fortes dores na barriga. Era uma dor latejante. Não conseguia nem comer. Meus pais me levaram para o hospital e constataram que estava com “apendicite aguda”. Fiz uma cirurgia e me recuperei. Claro que sofri demais com essa situação, mas não quero me alongar nesse ponto. O fato é que hoje possuo uma pequena cicatriz no local. Não dói nada, mas lá está ela pra me lembrar da experiência. Hoje eu reconheço os sintomas de apêndice. Sei como dói e posso ajudar e entender, de alguma forma, quem está nessa situação.
 
Toda briga fere quem está envolvido. São feridas emocionais e é claro, ninguém quer tê-las. Quem nunca sentiu medo quando ouviu o famoso “precisamos conversar”?
Apesar dos pesares, sempre podemos reter o que é bom. As feridas em um relacionamento não podem ficar “abertas”. A ponto de em uma discussão você jogar na cara aquilo que já aconteceu.
 
Quando surge alguma briga entre a Fran e eu (sim, nós temos), eu sigo alguns passos:
 
Ferida aberta
Amar é mais importante que ter a razão. Não importa quem está errado, o mais importante é a pessoa e não o seu erro, por isso, por amor eu vou atrás e não fico esperando ela vir. Claro que tem hora em que você fica magoado e tem que ter seu momento, mas não permita que seu orgulho te afaste da pessoa. Nesses momentos é quando mais ficamos vulneráveis e o capiroto lança vários pensamentos pra zuar mais o clima.
 
Analisando a ferida
Pode parecer algo bobo, mas se deixou seu cônjuge chateado, agora passa a ser muito importante. Por mais que alguma coisa seja insignificante pra você, se magoou seu cônjuge, ele tem todo o significado. Procure entendê-lo e resolver a situação. Lembre-se, em um relacionamento começa a se apagar o “eu” e viver o “nós”. Esses momentos são excelentes para vocês conhecerem um ao outro mais a fundo.
 
Fechando a ferida
SEMPRE PERDOE E PEÇA PERDÃO! Não acumule lixo. Senão mais tarde vem o famoso “jogar na cara” algo que aconteceu no passado. Libere perdão. Se não consegue, então peça pra Deus te ajudar, mas não saia sem perdoar ou pedir perdão. Perdão genuíno é o fechamento da ferida.
 
Cicatrização
Após resolver a situação e perdoar. OREM. Ore pedindo que Deus limpe vocês dos sentimentos que tiveram antes de resolverem a situação. O diabo pode ter usado esse momento para plantar uma pensamento em vocês. Ore para que o Senhor ajude vocês nesse relacionamento.
 
Após resolver a situação completamente, a ferida não estará lá, somente a cicatriz. Semelhantemente a minha cirurgia, essa cicatriz não dói nada, mas ela estará ali pra te dar mais experiência. Ela não servirá como motivo de dor (e se doer ao lembrar, é porque ainda não foi tratada nem cicatrizada), mas estará ali como marca do amadurecimento do relacionamento de vocês. Cicatrizes vêm de experiências, experiências geram amadurecimento.
 
 
- Fernando Ortega
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições